24 de junho, de 2022 | 15:30

Seleções poderão convocar até 26 jogadores para Copa do Catar

A lista final com todos os nomes a serem inscritos deverá ser entregue até o dia 13 de novembro

Lucas Figueiredo/CBF
Tite terá mais três opções na lista de convocados para o Mundial do CatarTite terá mais três opções na lista de convocados para o Mundial do Catar

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (23) que as seleções participantes da Copa do Mundo do Catar estão liberadas para convocar até 26 jogadores. Até então, os países levam 23 nomes para a disputa do torneio. A lista final com todos os nomes a serem inscritos deverá ser entregue até o dia 13 de novembro.

A ampliação de 23 para 26 atletas era um desejo de Tite e de treinadores de outras seleções. Antes do sorteio que definiu os oito grupos para o Mundial, técnicos das seleções já classificadas se reuniram para deliberar sobre o tema e aprovaram a medida. Um dos argumentos é minimizar possíveis impactos de desfalques por causa da covid-19.

Pouco tempo de preparação
O outro argumento bastante convincente é que as seleções terão, antes Copa do Mundo no fim do ano, apenas uma semana de preparação, o que poderá resultar em déficit na preparação física de atletas.

Até 26 profissionais (até 15 suplentes e 11 oficiais de equipe – um desses oficiais deve ser o médico) poderão figurar no banco de reservas de cada seleção. Também será possível realizar cinco substituições nos jogos, desde que em até três intervalos de tempo.

A comissão técnica da seleção brasileira conta com esse aumento também como forma de aumentar as possibilidades táticas da equipe. Com três jogadores a mais, Tite poderá levar jogadores de ataque com características diferentes, e terá mais liberdade para definir a lista de armadores da seleção. A disputa pelas vagas ficará ainda mais acirrada, além da cobrança sobre a comissão técnica em relação a jogadores em boa fase e sem oportunidades nas convocações, como Hulk (Atlético) e Raphael Veiga (Palmeiras).

Grupo difícil
A seleção brasileira está no Grupo G e enfrentará Sérvia, Suíça e Camarões. Sérvios e suíços também foram adversários do Brasil no Mundial de 2018, na Rússia, quando o time de Tite foi eliminado diante da Bélgica, nas quartas de final, derrota por 2 a 1. No atual ciclo para a Copa do Catar, a seleção fez 48 jogos, com 35 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas, com 103 gols marcados e apenas 18 sofridos, figurando como líder do ranking da Fifa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário