24 de junho, de 2022 | 10:30

Empresa de Belo Horizonte é vencedora de licitação para pavimentação da Estrada Parque

Alex Ferreira/Arquivo DA
As obras de pavimentação da Estrada Parque poderão ser executadas pela Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica; orçamento é de 21 milhões As obras de pavimentação da Estrada Parque poderão ser executadas pela Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica; orçamento é de 21 milhões

A licitação para a pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, que faz a ligação entre Marliéria e o Parque Estadual do Rio Doce, foi realizada na tarde de quarta-feira (22). A vencedora da licitação foi a Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica Ltda, de Belo Horizonte, conforme a ata da reunião, publicada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

No edital lançado pelo DER-MG consta que o valor orçado para as obras na Estrada Parque é de mais de R$ 21 milhões. A estrada liga a sede do município de Marliéria à portaria do Parque Estadual do Rio Doce, passando pelo Pico do Jacroá. De um total de 17 quilômetros, cinco já estão pavimentados. O serviço agora visa obras complementares do trecho já pavimentado (entre o povoado de Santa Rita e o pé da serra do Jacroá) e a pavimentação do trecho da estrada em meio à serra, até a sede do município de Marliéria. As obras estão paralisadas desde 2012, por abandono da empresa que iniciou o projeto.

Sessão

Conforme a ata sobre a licitação, às 14h de quarta-feira (22), o presidente da Comissão Permanente de Licitação declarou aberta a sessão, informando que uma proposta, com os respectivos envelopes contendo a declaração afirmando que cumpre todos os requisitos de habilitação e a garantia de proposta, havia sido entregue no Serviço de Protocolo e Arquivo do DER/MG pela seguinte licitante: Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica Ltda.

Resultado

Também consta na ata que a Comissão Permanente de Licitação estabeleceu a seguinte classificação provisória: 1º lugar - Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica Ltda. “Após a leitura, os documentos de apresentação da proposta de preços foram rubricados pela comissão. A seguir, o presidente esclareceu que a referida proposta de preços será submetida à análise e conferência dos cálculos aritméticos e quanto aos critérios de aceitabilidade. A convocação para a continuidade do procedimento licitatório será posteriormente publicada no Diário Oficial do Estado”, pontuou.

Compensação

O dinheiro a ser empregado na obra da Estrada Parque Dom Helvécio será oriundo da compensação pelos estragos ambientais provocados do rompimento da barragem de Fundão, da mina mineradora Samarco em novembro de 2015. No ano de 2020, o Conselho Curador da Fundação Renova, constituído pela BHP, Vale e Renova, aprovou a destinação de recurso para a realização da obra, acatando sugestão do deputado estadual Celinho do Sintrocel, que considerou, sobretudo, a importância da estrada para o desenvolvimento do turismo regional.

Licença ambiental

A licença ambiental para a execução da pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio foi assinada no dia 11 de fevereiro deste ano, na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram Leste), em Governador Valadares. Com a superação deste impasse em torno da intervenção ambiental em área de Mata Atlântica, o DER-MG já poderia dar a ordem de serviço para o início das obras, caso a licitação estivesse concluída.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

O Fiscal

25 de junho, 2022 | 13:52

“Haha
Essa conservasolo é cheia do lero-lero, deve ter sobrado no bolso de alguém, eles fizeram tanta cagada no horto que foi necessário a prefeitura de Ipatinga contratar outra empreiteira pra consertar, tiraram capas de asfalto de lá que não tinha nenhuma preparação por baixo.
Só o asfalto e pronto”

Janio Braga

25 de junho, 2022 | 06:26

“Tenho interesse em fazer parte da empresa e trabalho com topografia tenho todo o levantamento primitivo do trecho de Marlieria feito em 2921”

João Weliton Martins de Morais

24 de junho, 2022 | 18:01

“Favor retificar. Faltam 5km de pavimentação (serra do Jacroá. Os demais 12 km já estão pavimentado ( serra do Jacroá até entrada do Perd.”

Envie seu Comentário