23 de junho, de 2022 | 06:00

Teatro para Bebês entra em cena a partir desta semana

Fotos: Divulgação
A programação inclui atividades culturais envolvendo bebês de 0 a 3 anos no universo da arteA programação inclui atividades culturais envolvendo bebês de 0 a 3 anos no universo da arte
A partir desta semana, as mães, os pais, os cuidadores, as cuidadoras, as educadoras, os educadores, os profissionais e os estudantes universitários das áreas de saúde e de ciências humanas participam de um projeto inédito na região do Vale do Aço. Trata-se do “Processos de Formação e Montagem de Espetáculo - Teatro para Bebês”, que apresenta programação cultural composta por palestras, oficinas e espetáculo voltados à “primeiríssima infância”.

O projeto é viabilizado pelo patrocínio da Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e a realização é do DaMa Espaço Cultural e do Governo de Minas Gerias. As atividades gratuitas vão circular por Timóteo e Ipatinga, em creches, escolas e entidades que atendem crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.

Daniela Alves, atriz e produtora executiva do projeto, destaca que a proposta é oferecer um mergulho no universo da “primeiríssima infância” por meio de processos formativos e atividades artísticas. “As ações buscam introduzir bebês de 0 a 3 anos no universo da arte, permitindo que interajam com o ambiente, experimentem as sensações de prazer e bem-estar. De forma lúdica, música, sons e poesia entram em cena para estabelecer essa relação de troca e compartilhamento entre os bebês e seus cuidadores”, salienta.

O projeto
Daniela destaca que tudo começou em sua experiência da maternidade. “Sou mãe do Pedro, do Romeu e da Rafa, que, embora não tenha ficado aqui comigo nesse plano, transformou a minha vida. Quando o Pedro nasceu, comecei a compartilhar com ele tudo que podia do mundo das artes: exposições, espetáculos de dança, teatro e livros. Lia muito para ele. Passei a observar que ele sempre estava com os olhinhos atentos. Com Romeu, que nasceu um ano e meio depois, eu e meu marido fizemos da mesma forma”, comenta.

Na vida profissional, a partir de 2010, a atriz e sua parceira Mari Antonacci criaram o DaMa e começaram a produzir espetáculos para crianças, até que o despertar da curiosidade das duas pela faixa etária de 0 a 3 anos só aumentou. O trabalho com montagens de espetáculos de encerramento de ano letivo na educação infantil, somado à chegada de dois afilhados, o Otto e o Miguel, fizeram Mari conectar-se ainda mais a esse universo da infância.

Era o que faltava para o grupo buscar a especialização. Em meados de 2017, as duas conheceram Sanda Vargas e Luiz André Cherubini, fundadores do Grupo Sobrevento e que trabalham com teatro para bebê e produzem o festival “Primeiro Olhar”, totalmente voltado ao público de 6 meses a 3 anos. “Começou ai uma trajetória de pesquisa e aprendizado que culminou na participação de uma oficina, em Campinas (SP), com Sandra Vargas, que meses depois viria a Ipatinga, indicado pelo DaMa, por meio do projeto Oficinas Culturais - Trocas Coletivas, do diretor Claudinei de Souza”, aponta Daniela.

Programação
Como fruto desse aprendizado, surgiu o projeto piloto que foi apresentado ao Instituto Usiminas e, por meio de sua Ação Educativa, a iniciativa começou a ser realizada no Centro Cultural Usiminas. O resultado pode ser conferido no processo de formação que começa em junho e se estende até outubro.

Na programação, a realização de “Palestras Brincantes” e as oficinas “Teatro para Bebês”, que propõem um mergulho no conceito e nas possibilidades de apresentar a arte para a primeiríssima infância; “Sons que encantam”, um convite para compartilhar de experiências artísticas, envolvendo a percussão corporal e trabalhando a exploração das sonoridades e emoções por meio da escuta; “Danças Circulares”, que apresenta histórias circulares e possibilidades de movimentos criativos usando carregadores ergonômicos.

Além das palestras e oficinas, que são ministradas Daniela Alves, Júnio Hendrik, Mari Antonacci e Leila Cunha, com direção artística de Claudinei de Souza, o projeto apresenta o espetáculo “Araruna”, que promove um encontro entre os pais e seus filhos. Com duração de 40 minutos, a peça fala do aconchego do ninho, da necessidade do voo e dos encontros do pássaro com o ar, a terra, a água, o fogo e as histórias.

O projeto teve início na segunda-feira (20), com “Palestras Brincantes” no Centro de Educação Infantil Mãe Dolores e na Creche Ary Malta. A Creche Comunitária Pequeno Lar e o Colégio São Francisco Xavier recebem a atividade nas próximas segunda (27) e terça-feira (28), respectivamente.

Até esta próxima sexta-feira (24), estão abertas as inscrições gratuitas para a oficina “Teatro para Bebês” que podem ser feitas gratuitamente pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas (31) 98437-3330. A oficina é voltada a educadores, artistas, cuidadores e profissionais das áreas de saúde e de ciências humanas. Mais informações: Mari Antonacci (31) 98883-1056 e Daniela Alves (31) 98799-2610.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário