23 de junho, de 2022 | 10:00
Falta de medicamentos e insumos preocupa setor da saúde
Bruna Lage
Nas últimas semanas, a falta de insumos médicos e materiais de exames vem se agravando, conforme a Confederação Nacional de Saúde

Apesar de ter passado o período crítico da pandemia de covid-19, os efeitos dela ainda permanecem na sociedade. Um deles é a falta de medicamentos e insumos, que preocupa os setores da saúde. Diante da possibilidade do agravamento deste cenário, a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) emitiu um comunicado, alertando acerca desta situação enfrentada no país.
Em nota, a CNSaúde, que representa hospitais, laboratórios e clínicas de todo o país, manifestou preocupação pela falta de insumos médicos e materiais de exames hospitalares, quadro que vem se agravando nas últimas semanas. Recentemente, frente a um cenário de desabastecimento, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) emitiu uma nota de esclarecimento aos associados sobre a provisão de meios de contraste, iodados e à base de gadolínio fundamentais para a realização de exames radiológicos e outros”, afirmou.
Conforme a CNSaúde, o aumento da demanda nesse momento, reprimida por pedidos de exames de imagem durante a pandemia da covid-19, é apontada como uma das causas. A CNSaúde entende que tal fator já deveria estar na previsão de todos os atores do setor. Além disso, a descontinuidade do abastecimento de contrastes, causada pela interrupção de fornecimento de insumos por parte de uma das empresas com importante fatia do mercado, denota a fragilidade das estratégias de contingenciamento em um setor que não pode parar”, citou.
Outros insumos
A nota também destacou que outros insumos hospitalares fundamentais, e que tem preocupado pela escassez no abastecimento, são o soro hospitalar e as soluções parenterais. Em fevereiro de 2022, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entregou, ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um ofício pedindo providências sobre o caso”, afirmou.
Desafios
Segundo a CNSaúde, a pandemia criou desafios acima do normal para todos, mas não são aceitáveis esses desabastecimentos frequentes de insumos de saúde no mercado brasileiro. Precisamos urgentemente de um melhor planejamento por parte dos entes privados e o auxílio do Ministério da Saúde para identificar gargalos e ajudar a indústria sempre que possível. A CNSaúde se coloca à disposição para ajudar nesse debate e solicita atenção máxima das autoridades governamentais, e uma atuação mais próxima do Ministério da Saúde junto à indústria farmacêutica, para garantir o abastecimento e controle dos insumos hospitalares, conforme a necessidade da demanda nacional”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]