22 de junho, de 2022 | 00:01

Livros infantis para divertir e ensinar no mês do meio ambiente

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho, uma data importante na conscientização da educação ambiental, a Editora Colli Books preparou uma lista com alguns livros sobre o tema para os pais e os filhos aproveitarem a leitura juntos.

Divulgação
Três obras da literatura infanto-juvenil valem a leitura: reflexões para cuidar do planetaTrês obras da literatura infanto-juvenil valem a leitura: reflexões para cuidar do planeta
Três obras da literatura infanto-juvenil assinadas pela escritora capixaba Isa Colli valem a leitura porque contribuem para reflexões sobre o assunto: “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, “O Rio Grinalda” e “A Nuvem Floquinho”. Os títulos falam sobre sustentabilidade, reciclagem, educação e preservação ambiental, assuntos de grande importância, apresentados de forma lúdica e divertida para inspirar e ensinar as crianças como cuidar do planeta.

A obra “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” tem como foco central a maior floresta tropical do mundo. A autora conta a história de duas abelhas que vivem uma aventura durante um passeio na floresta. Elas descobrem uma área completamente devastada pelos humanos, além de animais escravizados e doentes. Diante disso, convocam a bicharada para informar sobre a tragédia. E decidem, então, partir para a Floresta Amazônica, na América do Sul. Ao encontro de animais especializados em reflorestamento pedem ajuda para salvar o Moinho. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.

“O Rio Grinalda” aborda a reciclagem e preservação ambiental, fatores primordiais para o equilíbrio entre homens e natureza. Na fábula, as crianças aprendem com os bichos como agir diante de situações de depredação e falta de cuidado com o meio ambiente. Nessa história, Isa conta a importância da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

Já a Nuvem Floquinho mostra que a água é o combustível que movimenta o motor de todos os seres vivos e deve ser cuidada de modo consciente. Devemos seguir o exemplo de Floquinho que, diante dos desperdícios de água no planeta e da poluição das reservas naturais, adotou medidas essenciais para a sobrevivência da Terra.

Grande relevância
Isa Colli ressalta que cuidar do meio ambiente é algo que toda sociedade precisa estar envolvida, mas, principalmente, as crianças, que devem ser ensinadas desde o início da educação infantil. De acordo com a autora, a garotada precisa estar ciente de que cuidar do meio ambiente é uma questão de sobrevivência. “Esse é um assunto de grande relevância. Quanto mais cedo o tema for abordado com os pequenos, maiores as chances de conscientização pela preservação da biodiversidade”, afirma.

Todos os títulos da editora podem ser encontrados no Brasil, na Europa e no mundo todo, nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book, como nas lojas: Amazon, Shoptime, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário