21 de junho, de 2022 | 16:59

Prefeito de Ipatinga defende ampliação do horário de comércio aos domingos

Arquivo DA
Em reunião com dirigentes lojistas, Gustavo Nunes iniciou o debate sobre uma flexibilização de horários para que os comerciantes possam estender seu expediente aos domingosEm reunião com dirigentes lojistas, Gustavo Nunes iniciou o debate sobre uma flexibilização de horários para que os comerciantes possam estender seu expediente aos domingos

A modernização e aperfeiçoamento da lei de funcionamento do comércio de Ipatinga foi o tema que norteou uma reunião do prefeito Gustavo Nunes com empreendedores de diversos segmentos, na sede Aciapi-CDL – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços e Câmara de Dirigentes Lojistas. 

Durante o encontro, o chefe do Executivo ipatinguense iniciou o debate sobre uma flexibilização de horários para que os comerciantes possam estender seu expediente aos domingos e, assim, oferecer mais opções de compras ao público.

Em Ipatinga, está em vigor desde 2007 a Lei nº 2277, que institui o horário de funcionamento do comércio. De acordo com ela, os estabelecimentos devem funcionar de forma contínua e ininterrupta, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e também aos sábados, de 8h às 12h.

A mesma lei possibilita o funcionamento facultativo dos estabelecimentos comerciais de segunda a sábado entre 7h às 22h e aos domingos, entre 8h e 13h.

O prefeito Gustavo Nunes explica que o governo municipal quer apresentar uma proposta para ampliar até às 22h o horário de funcionamento aos domingos, de forma facultativa.  

“Vamos analisar todos os pormenores. Se tem demanda, o empresário deve ter o direito de abrir. Nós temos uma Lei Federal, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, que libera o funcionamento das lojas nos domingos e feriados, sem que para isso estejam sujeitas a encargos adicionais. Queremos  promover mais empregos e geração de renda em Ipatinga", adiantou o prefeito. 

O chefe do Executivo ipatinguense defende que o município ofereça melhores condições para negócios e, nesse sentido, considera que a adesão a leis como a LLE é importante para que o ambiente fique ainda mais favorável.

Basicamente, a Lei de Liberdade Econômica (LLE) garante o direito que as pessoas possuem de desenvolver atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir sem muita interferência do Estado, aliviando o peso da burocracia sobre o empreendedor. Mas sem infringir as normas previstas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Modernização da área central

Outro ponto abordado durante a reunião foi o Projeto de Modernização da Área Central, com a reforma da Praça 1º de Maio e a construção do Mercado Municipal, que ficará situado na avenida Zita de Oliveira, no Novo Centro, abrigando um amplo estacionamento, 60 estandes e 140 lojas. 

Videomonitoramento

Também está sendo implantado um amplo projeto de videomonitoramento na cidade, que prevê a instalação de 120 câmeras em áreas públicas. Elas vão fazer parte do Centro de Operações Integradas de Ipatinga (COPI), que será implantado nas dependências da antiga Estação Qualifica, junto ao camelódromo, informou o prefeito. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paula

26 de junho, 2022 | 19:09

“Por quê não colocam a prefeitura, os postos de saúde para abrir no domingo também,qualquer feriadinho ja emendam a semana toda,pimenta nos olho dos outros é refresco né.”

Antonio Carlos

26 de junho, 2022 | 11:10

“O que vai acontecer é que não irão contratar mais funcionários. Mas o trabalhador perderá o final de semana com a família. É o empresário estará em seu lazer com a família. Ampliar o horário de trabalho das unidades de saúde e Prefeitura não quer.”

Elisangela

24 de junho, 2022 | 21:38

“Senhor prefeito porque você não coloca a prefeitura para funcionar aos domingo. Tempo dos escravos ja passou somos mãe de família. Pense direito.”

Jose Maria Souza

24 de junho, 2022 | 08:12

“Pergunta para o Excelentíssimo sr. Prefeito de Ipatinga se ele vai trabalhar no sábado e domingo ?
Pimenta nos olhos dos outros e suco de Uva.
Pois se pagarem horas extras a 100% como manda o acordo coletivo .
Eles gostam de colocar para compensar ai ganham mais sem gastar nada !”

Cristina

23 de junho, 2022 | 19:16

“Sempre querendo explorar os pobres, esse prefeito parece que bateu com a cabeça no meio fio. Quem vai sair a noite de casa pra comprar, o comercio mau vende em horário comercial, já mais em horário estendido. Eles vão contratar mais gente pra trabalhar, ou a pobre classe trabalhadora vão ter dobrar pra trabalhar, já ganha um salario ridículo que mau da pra comer. O domingo que a pessoa tem pra ficar de folga e descansar com a família tem sair pra trabalhar.”

Claudia

23 de junho, 2022 | 13:53

“Essa ideia de ampliar o horário é sem relevância, uma vez que o empresário dos dias atuais não estão conseguindo se manter. O funcionário não vai trabalhar de graça, terá que receber adicional e hora extra. Lamentável. Uma sugestão ao Prefeito, colocar médicos nas UBS com qualidade para os contribuintes que pagam impostos exorbitantes e quando vai ao posto a procura de atendimento volta pra casa sem o mesmo.”

Rosemeire

23 de junho, 2022 | 09:40

“Achei ótima mesmo pq vai trazer mais trabalho e como nossa cidade está crescendo o número de emprego ,pessoas vindo de fora para trabalhar gira tbm mais vendas.Tbm pq muitas pessoas não tem como sair do serviço como eu que saio às 20 HS o comércio já está fechado.Parabens Gustavo .”

Edrys Lopes Maia

22 de junho, 2022 | 23:39

“??Realmente o prefeito não tem andado muito pelas lojas da sua cidade ? o q tem de placa anunciando q está precisando de funcionário ? ninguém quer trabalhar em horário comum? imagina em horário estendido aos domingos??”

Vicente Agenciano de Paula

22 de junho, 2022 | 22:55

“Os comentários negativos são de preguiçosos e burros se ampriar o horário,vai contratar mais funcionários,por lei só pode trabalhar 8 horas por dia + 2 horas extras”

Jucimara Magda Velozo Urcino

22 de junho, 2022 | 21:15

“Vê se que o prefeito não frequenta a própria cidade que representa.pois não temos clientes nem pro horário que já tem imagina se estender.
Não oferece segurança nem nos horários de data especial.Conversa fiada pura..só quer explorar o trabalhador .”

Rivanildo Geraldo Narciso

22 de junho, 2022 | 17:10

“Coloca o prefeito pra trabalhar com o salário que funcionário recebe o pai de família tem o domingo pra curtir a família e o Zé ruela do prefeito que tirar ele é o cara vamos ver na próxima eleição aí ele volta atrás pimenta no olho do outro é refresco e não vem com o papo que vai gerar empregos é conversa de político no final o trabalhador se lasca e domingo com a família já era”

Aj

22 de junho, 2022 | 09:57

“O prefeito coloca a prefeitura e os postos de saude pra trabalhar no sabado e domingo.”

Viewer

22 de junho, 2022 | 09:18

“A proposta ampliará a oferta de empregos na região o que será muito bem vindo para AQUELES QUE QUEREM TRABALHAR e oferecendo uma gama maior de horários para aqueles que querem comprar o que vai melhorar o rendimento dos empregadores.

Excelente proposta do prefeito.”

Roberto Pereira

22 de junho, 2022 | 08:51

“Já que estão abordando o tema modernização da área central, já passou da hora de fazerem um calçadão em toda a extensão da avenida 28 de abril.”

Fabiana Alves

22 de junho, 2022 | 08:36

“Com essa proposta aprovada, os jovens que estudam como ficará, acho que o governo deseja que as pessoas ficam sem instrução e conhecimento, pensando somente no valor financeiro, pois será que o proprietário (empregador) estará pronto para pagar mais impostos ao admitir novos colaboradores (funcionários)? Pois vai admitir com salario comercial, não colocando todos os direitos na carteira, o colaborador fazendo horas extras para compensar em dias, e acaba o trabalhador tendo que aceitar, pois diante das dificuldades que estamos enfrentando não tem muito o que ser feito. Para quem não trabalha no comercio é lindo a proposta , quero ver proprietários indo aos domingos ou ficando até 22hs no comercio.”

Ramon Prado Vieira

22 de junho, 2022 | 00:48

“Funcionario tem limite de Carga horaria de Trabalho e de folga, ampliar o Horario de Funcionamento abriria espaço para novos empregos, para que seja coberto horario de Folga dos demais, fora a facilidade para compras para quem trabalha em horario comercial.”

Geraldo Magela Vieira

21 de junho, 2022 | 19:43

“Pobre de quem trabalha, trabalho análogo à escravidão. Trabalho em troca de comida, pois é assim o salário dos pobres funcionários, só dá para comprar o almoço de cada dia. Porque o prefeito, já que quer fazer bonito para os lojistas não abre novamente o restaurante popular para atender a classe trabalhadora do centro da cidade, se preocupar um pouco com os menos favorecidos. Estender o horário do comércio é exploração e ganância. O comercio de Ipatinga não precisa deste tipo de ação.”

Envie seu Comentário