21 de junho, de 2022 | 07:00

“Batalha de poesia falada” em escolas de Ipatinga e Fabriciano

Divulgação/Jaydson Sousa
A programação inclui oficinas próprias, além da apresentação de trabalhos selecionados em Ipatinga, Fabriciano e ViçosaA programação inclui oficinas próprias, além da apresentação de trabalhos selecionados em Ipatinga, Fabriciano e Viçosa
O coletivo Slam Akewí e seu núcleo artístico educacional apresentam o III Slam InterEscolar Akewí 2022 - Batalha de Poesia Falada reunindo escolas nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Viçosa. As inscrições estão abertas até 30 de junho, em duas modalidades: ensino fundamental II (6ºano ao 9ºano) e ensino médio. São disponibilizadas cinco vagas para as escolas de Ipatinga, cinco para Fabriciano e cinco para Viçosa.

Com a programação mais compacta, incluindo materiais e oficinas próprias, o cronograma culmina no evento principal do Slam InterEscolar Akewí, apresentando os dois primeiros colocados de cada modalidade, de cada escola onde se realizará as etapas classificatórias em nível municipal. As datas do evento final serão definidas pela organização conforme a disponibilidade das escolas envolvidas, e divulgadas pelas redes sociais do evento.

O III Slam InterEscolar Akewí 2022 retoma as atividades presenciais nas escolas em novo formato. A novidade é a realização da capacitação voltada aos professores: “Batalha de Poesia Falada como ferramenta pedagógica no formato on-line”.

A capacitação acompanha todas as orientações técnicas, de produção, e as fundamentações teórico-metodológicas que permitem a utilização da técnica de poesia falada como ferramenta pedagógica dentro do contexto escolar. Após a capacitação, é realizada em cada escola uma abertura de 40 minutos aos estudantes, com apresentação poética e inscrições para participações em oficinas nas duas modalidades de ensino.

A próxima etapa é de realização de oficinas e de produção poética dos estudantes inscritos. Em seguida, acontece o slam escolar nas modalidades escolhidas e, finalmente, a realização da etapa interescolar reunindo dois representantes melhores colocados de cada modalidade, de cada escola, para a etapa municipal da competição. Os representantes terão vagas na competição em nível estadual, que vai ocorrer em Juiz de Fora.

Formação
As escolas interessadas podem se inscrever e participar da capacitação com orientações de uma equipe de arte-educadores. Essa formação propicia que o educador esteja apto a aplicar as atividades de forma autônoma, mas, caso haja interesse do núcleo pedagógico da escola, há a opção de realização de oficinas mediadas pela equipe do Núcleo Artístico Educacional Akewía, sendo elas: O universo da Batalha de Poesia Falada (oficina gravada); Escrita; Performance; Rap é Poema Também (oficina gravada).

Segundo a diretora da Babylon By Black, Clara Costa, as oficinas “já são atividades consolidadas nas escolas e agora iremos avançar em pesquisas da nossa metodologia baseada na arte-educação e no hip hop, com a capacitação e a inauguração de unidades do Núcleo Artístico Educacional Akewí”.“Nosso intuito é promover essa troca de conhecimento e de formação entre a nossa equipe e os educadores que participam de nossas atividades”, explica.

Desde a primeira edição do Slam Akewí Escolar, em 2017, o coletivo realizou 70 oficinas e intervenções poéticas em escolas, atingindo cerca de 7 mil pessoas. A íntegra do programa da Slam Akewí InterEscolar pode ser conferida no instagram: @slamakewi. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link disponibilizado na bio do Instagram.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário