21 de junho, de 2022 | 09:30

Inverno será de manhãs frias, pouca chuva e índices críticos de umidade

Informações foram repassadas pelo meteorologista do Inmet, Lizandro Gemiacki, em entrevista ao Diário do Aço

Alex Ferreira
Segundo o meteorologista fará frio durante o início da manhã e na madrugada; durante o dia as temperaturas devem subir Segundo o meteorologista fará frio durante o início da manhã e na madrugada; durante o dia as temperaturas devem subir

Começa nesta terça-feira (21), a estação mais desejada do ano pelos amantes do tempo frio e das temperaturas mais amenas. O Inverno no Hemisfério Sul terá início exatamente às 6h14 e terminará no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília).

Em Minas Gerais, essa época do ano é marcada por algumas características, como conta o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki. “É o auge da estação seca”, definiu.

Expectativas

Segundo o profissional a expectativa é de que no estado de Minas Gerais haja pouca chuva, ou praticamente nenhuma, durante esse período, o que contribuirá também para a diminuição da umidade relativa do ar. “Índices críticos de umidade, principalmente no período da tarde, nos meses de julho e agosto”, destacou Gemiacki.

No Vale do Aço, de acordo com o meteorologista, as características climáticas devem ser bem semelhantes a situação do estado. “O inverno deve ter manhãs bem amenas, com temperaturas bem frias e aquecer durante a tarde”, informou.

“Então faz frio durante o início da manhã, na madrugada e durante o dia aquece bem, atingindo temperaturas de 27°,28°”, esclareceu.

Nas semanas anteriores, o fim do outono foi marcado por temperaturas mais amenas. No dia 17 de junho, por exemplo um termômetro marcou temperaturas entre 11,5 e 9,7 graus entre o fim da madrugada e começo da manhã, no Parque Ipanema.

Inverno normal

Apesar da onda de frio extemporânea registrada em grande parte do Brasil, na segunda quinzena de maio, Lizandro acredita que os mineiros vão enfrentar um inverno normal. “Na média, as temperaturas devem ficar normais. A expectativa para esse inverno é que o comportamento seja, mais ou menos, normal”, afirmou.

Mas isso não descarta a possibilidade de que novas ondas de frio possam acontecer. “Pode ocorrer de ter algumas ondas de frio mais intensas durante esse período, principalmente no mês de julho”, disse o especialista, mas alertou que ainda é difícil antever.

“É difícil prever se vão ter várias ondas dessa durante o inverno. A probabilidade é que tenham mais ondas de frio, mas ainda não é possível afirmar com certeza”, explicou.

Primeiro dia de inverno

Em Ipatinga, neste primeiro dia de inverno, a temperatura mínima prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 14°C e a máxima de 25°C. Na quarta-feira (22), a mínima permanece a mesma, mas a máxima sobe para 26°C.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário