21 de junho, de 2022 | 10:00

Licitação para obras de pavimentação da Estrada Parque está marcada para amanhã

Alex Ferreira
A Estrada Parque Bispo Dom Helvécio liga a sede do município de Marliéria à portaria do Parque Estadual do Rio DoceA Estrada Parque Bispo Dom Helvécio liga a sede do município de Marliéria à portaria do Parque Estadual do Rio Doce

A licitação para as obras de pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, que faz a ligação entre Marliéria e o Parque Estadual do Rio Doce, está marcada para esta quarta-feira (22). No edital lançado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) consta que o valor orçado para as obras é de mais de R$ 21 milhões.

De acordo com o aviso de licitação, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 21 de maio, o procedimento licitatório será na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC), “tendo como objeto a complementação da execução de melhoramento e pavimentação do trecho Marliéria – Parque Estadual Doce, com 14 km de extensão na Rodovia Municipal”, cita.

A entrega dos envelopes das empresas interessadas no processo licitatório deverá ocorrer até o horário previsto para o início da sessão à Comissão Permanente de Licitação (CPL), que será às 14h, de quarta-feira (22).

O dinheiro a ser empregado na obra será oriundo da compensação pelos estragos ambientais provocados do rompimento da barragem de Fundão, da mina mineradora Samarco em novembro de 2015.

No ano de 2020, o Conselho Curador da Fundação Renova, constituído pela BHP, Vale e Renova, aprovou a destinação de recurso para a realização da obra, acatando sugestão do deputado estadual Celinho do Sintrocel, que considerou, sobretudo, a importância da estrada para o desenvolvimento do turismo regional.

Licença ambiental

A licença ambiental para a execução da pavimentação da Estrada Parque
Bispo Dom Helvécio foi assinada no dia 11 de fevereiro deste ano, na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram Leste), em Governador Valadares. Com a superação deste impasse em torno da intervenção ambiental em área de Mata Atlântica, o DER-MG já poderia dar a ordem de serviço para o início das obras, caso a licitação estivesse concluída.

Estrada

A estrada liga a sede do município de Marliéria à portaria do Parque Estadual do Rio Doce, passando pelo Pico do Jacroá. De um total de 17 quilômetros, cinco já estão pavimentados. O serviço agora visa obras complementares do trecho já pavimentado (entre o povoado de Santa Rita e o pé da serra do Jacroá) e a pavimentação do trecho da estrada em meio à serra, até a sede do município de Marliéria. As obras estão paralisadas desde 2012, por abandono da empresa que iniciou o projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário