Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de junho, de 2022 | 11:00

Rosângela Reis troca de partido em cima da hora e agora pode ser candidata a deputada federal pelo PL

Deputada já havia trocado o Podemos pelo MDB; cúpula do PL resiste em conceder vaga para que ela tente novo mandato na Assembleia Legislativa

Divulgação
A surpreendente troca de partido de última hora pode custar a Rosângela Reis a sequência de mandatos na carreira políticaA surpreendente troca de partido de última hora pode custar a Rosângela Reis a sequência de mandatos na carreira política

A cada ano eleitoral, a movimentação nos bastidores e a articulação por posições mais favoráveis no tabuleiro, agitam os propensos candidatos. Em 2022, quando serão eleitos em outubro presidente, senadores, governadores e deputados, o cenário de surpresas não é diferente. Um exemplo em nível regional é o de Rosângela Reis, que cumpre mandato de deputada estadual, e que, por mais uma surpreendente troca de partido, no último dia da janela de filiações, pode complicar sua carreira política.

Depois de eleita em 2018 pelo Podemos (após passar pelo PTB, PV e PROS) a deputada, no início do mês de abril, filiou-se ao MDB. Entretanto, no último dia de prazo de filiação partidária para quem deseja se candidatar em 2 de outubro, a parlamentar surgiu como filiada ao PL. Desde então, começaram a surgir especulações em torno do seu futuro político, tendo em vista a sua pouca identidade com as lideranças tradicionais do Partido Liberal em Minas Gerais.

Conforme apurado pelo Diário do Aço junto à Executiva Estadual do PL, Rosângela não tem a aprovação para concorrer como deputada estadual pela legenda. Um dos nomes fortes no PL para este cargo é o de Gustavo Santana, que tentará a reeleição. Outro conhecido na legenda é o deputado estadual Bartô.

Troca-troca eleitoral

O imbróglio envolvendo Rosângela teve início após ela assinar sua ficha de filiação no MDB e, em seguida, filiar-se ao PL, sem que o primeiro partido soubesse. De acordo com informações obtidas pelo Diário do Aço, a deputada iniciou várias tratativas para mais uma vez trocar de partido, mas terminou no PL, cujo presidente em Minas Gerais é José Santana, pai do deputado estadual, Gustavo Santana.

Depois de confirmada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como integrante da legenda do PL, Rosângela teria recebido a informação direta de que, caso queira concorrer, será ao cargo de deputada federal, pois a chapa de concorrentes a deputado estadual estaria “já preenchida com outros concorrentes filiados previamente”. Ainda, segundo informações de bastidores, para contornar em sua base eleitoral a situação, Rosângela estaria propensa a lançar a filha, Grazielle Reis, como candidata a deputada estadual, porém por outro partido, o PMN, numa “dobradinha” com ela mesma de candidata a deputada federal.

Dois partidos

O Diário do Aço apurou que a filiação de Rosângela no MDB foi feita de forma regular, no dia 1º de abril deste ano. Entretanto, no mesmo dia, houve contatos dela e de sua assessoria com o PL, o que teria causado indignação no partido de Newton Cardoso Jr, presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro. A legenda, diante dessa movimentação de inesperada assinatura em outro partido, cancelou a filiação da deputada no dia 25 de maio.

Outro lado

Procurada, a assessoria de Rosângela Reis informou de forma lacônica que “conforme consta nos registros do Tribunal Superior Eleitoral, a deputada estadual Rosângela Reis encontra-se devidamente filiada ao PL, em total observância da legislação eleitoral vigente. E, como amplamente divulgado, apresentou seu nome como pré-candidata a reeleição para a Assembleia Legislativa”, conclui a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro Marcelino Silva

21 de junho, 2022 | 11:49

“estou com ela ela já educou muitos profissionais em Ipatinga ela vai ser eleita”

Tião Aranha

20 de junho, 2022 | 07:29

“Esta aí sabe pra onde o vento sopra. Não perde eleição. Tem credibilidade com o público pelo excelente trabalho comunitário que faz. Pesquisa não elege ninguém. Todas as pesquisas davam como eleita Hilary Clinton, com o Lula pode acontecer o mesmo. Vermelhos no poder, jamais. A nossa bandeira é verde-amarelo! Risos.”

Paulo

19 de junho, 2022 | 22:19

“Tomara que perca. Ainda mais agora que assumiu seu lado rudimentar se filiando ao partido dos gados...
Pior tipo de político que poderia ter...”

Soares

19 de junho, 2022 | 13:27

“quem e está mulher q só aparece em época de eleição quais os projetos ela tem aprovados na Câmara quais os projetos ela tem aqui na região do Vale do aço está e bananeira que não dá mais caicho”

Jr

19 de junho, 2022 | 12:43

“Eu fui um dos que "puxaram" as vaias pra essa oportunista no dia da entrega das Unidades Habitacionais em Cel Fabriciano!
"Tá colhendo o que plantou" e agora so falta o Deputado "oportunista" do Sinttrocel também "colher o que plantou"!
Ferraram o povo no "Desgoverno Pilantrel" a favor do aumento do ICMS!”

José Geraldo

19 de junho, 2022 | 10:20

“Fez da política uma profissão. Agora se alia ao partido de extrema direta como o PL. Hora de promover sua retirada da política.”

Juliana

18 de junho, 2022 | 22:32

“Lançar a filha a Deputada Estadual pra fazer dobrada com ela pra Federal? Sei não hein! Quem vai bancar? Sempre se elegeu com dinheiro dos outros.”

Paulo

18 de junho, 2022 | 18:40

“Maior oportunista do vale do aço. Fica onde a banda está tocando. Tomará que perca.”

Malvadeza

18 de junho, 2022 | 18:01

“Políticos não podem se perpetuarem no poder não ,como essa senhora aí, e agora está tentando uma boquinha pra família dela,o que essa deputada faz para a população temos que renovar tirar esses que pouco fazem ,o vale do aço é fraco de política.”

Geraldo Magela Vieira

18 de junho, 2022 | 17:23

“Para mim não faz diferença em qual partido ela esteja, pois não terá meu voto mesmo.”

Anderson Vitor

18 de junho, 2022 | 16:18

“Triste a política brasileira e regional, onde não querem resolver os reais problemas. Apenas se manterem nos cargos. Vamos varrer essa turma!”

Sim

18 de junho, 2022 | 14:13

“Tamo juntos ,Rô.”

Jorge

18 de junho, 2022 | 14:09

“? melhor abandonar a política,como fez o esposo na câmara de vereadores de Ipatinga.”

Pasmado Com Isso

18 de junho, 2022 | 14:01

“A Rosângela foi exotada de uma manifestação da extrema direita no bairro Horto, recentemente. Bolsonaristas a colocaram pra correr do local. Depois foi sonoramente vaiada na inauguração de moradias do Minha Casa, Minha Vida, com a presença de Bolsonaro. O que ela ainda foi caçar nesse PL? E respondendo ao Gildázio, está mais para oportunista do que pra bolsonaristda.”

Deise Alves

18 de junho, 2022 | 13:44

“A deputada já passou por partidos de direita, esquerda e agora de extrema direita que apoia incondicionalmente o ogro Jair Bolsonaro. Afinal... O que vale é estar dentro né. Identidade e ideologia somente de acordo com a conveniência. Oportunismo de carteirinha.”

Gildázio Garcia Vitor

18 de junho, 2022 | 13:41

“O PL ê o mais novo partido do Presidente Bolsonaro. Entao a Rosângela Reis é bolsonarista?!”

Envie seu Comentário