
18 de junho, de 2022 | 11:02
Projeto vai orientar juridicamente mulheres vítimas de violência doméstica
O ''OAB com elas'' vai somar forças ao trabalho realizado na 85ª Cia PM pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD)
OAB Jovem Timóteo
Da esquerda para direita: Sargento Lindamar, que atua na PPVD; Gilberto Sousa, presidente da OAB Jovem Timóteo; Cristiana Miranda, presidente da 115ª Subseção de Timóteo e Major Werner Pereira, comandante da 85ª CIA

Uma parceria firmada entre a OAB Jovem Timóteo e a 85ª Companhia da Polícia Militar, promete fortalecer o trabalho já realizado pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) no município.
O projeto intitulado OAB COM ELAS”, vai auxiliar as vítimas que já são acompanhadas pela PM, com informações jurídicas. É um projeto de amparo a mulher vítima de violência doméstica”, definiu Gilberto Sousa, presidente da OAB Jovem Timóteo.
A ideia surgiu na equipe da OAB Jovem de Timóteo, que apresentou a proposta aos militares da 85ª Cia. Na quinta-feira (16), foi realizada a primeira atividade. Com intermediação da equipe policial, os jovens advogados visitaram a casa de uma vítima de violência doméstica, que vinha sendo acompanhada pela patrulha.
Rede de Apoio
Sargento Lindamar atua há um ano na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Ela explica que a polícia realiza um trabalho de acolhimento e acompanhamento as vítimas de violência doméstica, com visitas frequentes, que dura cerca de dois meses. Ela (vítima) sabe que pode falar o que está acontecendo, que não está mais sozinha”, contou.
Para realização do trabalho a corporação conta com uma rede de apoio. Órgãos e entidades como o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ajudam nesse serviço, e agora, também a OAB Jovem de Timóteo. Essa é mais uma ferramenta da rede de apoio, será um suporte jurídico as vítimas, que ainda não tínhamos”, disse a policial.
E é exatamente nisso que Gilberto acredita, na união de forças, para um bem maior. Eu entendo que a segurança é sistêmica, então automaticamente, ela depende de várias instituições e também da sociedade”, declarou.
Comprometimento
O presidente da OAB Jovem de Timóteo afirma que a entidade está comprometida em auxiliar as vítimas, principalmente levando informação. O objetivo é inclusive, conscientizar as mulheres sobre os tipos de violência”, disse e completou. Acreditamos que a informação e o conhecimento são ferramentas importantes para erradicação da violência contra à mulher”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]