16 de junho, de 2022 | 01:20

Do encantamento pelos pássaros à fragilidade dos seres humanos

Três livros de escritores regionais levantam temas ambientais e existenciais, em fotografias, poesias e contos

“No dia 9 de junho, o jardim externo do Centro Cultural Usiminas (Shopping do Vale), no 13º Salão do Livro do Vale do Aço, presenciamos o encantamento pelos pássaros, histórias emocionantes de pessoas colocadas em causa por suas fragilidades e potencialidades”, descrevem Joselina Carvalho, Adilson Mariano e Fernanda Souto, os autores de três obras lançadas no recente evento literário regional.

O primeiro livro, “Perspectiva de Voo”, traz a assinatura das autoras. A obra é ilustrada com fotografias de pássaros pela lente sensível de Fernanda Souto, que é bióloga e fotógrafa dedicada ao registro e ao estudo desses seres plenos de encantamento e liberdade. Joselina Carvalho é tia de Fernanda e, também, compartilha de seu encantamento pelos pássaros. Durante o período de isolamento social provocado pela covid-19, a sobrinha e a tia decidiram unir poesia e fotografia para realizar essa obra “plena de poemas inspiradores pela causa da preservação ambiental”.

Autorias ocultas
O escritor Adilson Mariano e Joselina Carvalho apresentam, também, o livro “E Por Falar Em Pessoas”. Para o autor, a matéria-prima de sua arte são as pessoas e acrescenta: “a multiplicidade de corpos e mentes tão diversos e ao mesmo tempo tão próximos, torna o mundo um manancial de doces e amargas experiências”.

Conforme Mariano, inicialmente, o livro teria o nome de “1915” ou “Um dia destes”, pois seria a publicação de seus contos e poesias dos 13 aos 19 anos e alguns textos atuais. De posse do material, lembrou que a escritora Joselina tinha alguns contos ainda não publicados, e então a convidou para que realizassem o projeto que denominaram “E Por Falar Em Pessoas”.

Joselina e Eunice declamaram poemas e contos em evento no Salão do LivroJoselina e Eunice declamaram poemas e contos em evento no Salão do Livro
O detalhe é que os textos não vêm com assinatura de autoria, propositalmente. Para os autores, “o importante é que o leitor se aproxime das personagens (do livro) sem nenhuma informação de quem as criou”. No 13º Salão do Livro Vale do Aço, o público pôde acompanhar a leitura de alguns textos declamados pela autora e pela atriz Eunice Profeta, que é contadora de estórias e pedagoga.

Pandemia
O terceiro lançamento é “Homini Frageli”, de Adilson Mariano e publicado em 2020 pela Editora Autografia. Muitas pessoas que estavam no Salão do Livro já conheciam a obra, embora não tivesse ocorrido o lançamento oficial. Segundo o autor, a história estava finalizada, em processo de revisão, quando o mundo foi assolado pela pandemia.

Inicialmente, a proposta era contar histórias de homens que trabalham no trecho, suas aventuras, alegrias, tristezas, sonhos e, principalmente, a fragilidade masculina com as cores da poesia. “Contudo, o momento pandêmico reforçou que a fragilidade não era somente masculina, mas do homem enquanto raça. Não porque uma doença estava eliminando as pessoas, mas as pessoas estavam eliminando umas às outras, com seus olhares, com seus medos, suas inseguranças, suas ganâncias e suas angústias”, descreve o autor.

Fotos: Divulgação
Adilson Mariano participou do lançamento de dois livros: contos da vida realAdilson Mariano participou do lançamento de dois livros: contos da vida real
Segundo Mariano, “são as fragilidades humanas que nos tornam tão encantadores e tão próximos da divindade. A certeza de não se ter nenhuma certeza é instigadora e apaixonante”. Declarando-se um observador e estudioso do cotidiano, o autor revela que alguns contos são inspirados em fatos reais “tingidos pela fantasia”, porém, a grande maioria pertence ao universo onírico da sua pessoa.

Para aquisição
Perspectiva de Voo - Joselina Carvalho e Fernanda Souto (Essencial) Contato: [email protected] @linsi_carv @fernanda-birds19
E Por Falar Em Pessoas - Adilson Mariano e Joselina Carvalho (Modena) - Contato: [email protected]; [email protected] @adilsonmarianoipa @linsi_carv
Homini Frageli - Adilson Mariano (Autografia) - Contato: [email protected]; @adilsonmarianoipa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário