DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

15 de junho, de 2022 | 17:32

Coletas e exames de sangue voltam a ser ofertados nas unidades de saúde de Santana do Paraíso

Divulgação
Serviço estava paralisado há mais de dois anos devido à pandemia de covid-19Serviço estava paralisado há mais de dois anos devido à pandemia de covid-19

Após quase dois anos e meio parado, o serviço de coleta e exame de sangue nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi retomado em Santana do Paraíso. A paralisação ocorreu devido à pandemia de covid-19, que direcionou o foco aos exames para detecção da doença. Os pacientes com outros tipos de exames de urgência continuaram sendo atendidos pelo município, porém, de forma terceirizada, ou seja, a administração pública os encaminhava para clínicas particulares, sendo o valor do serviço custeado pela própria administração.

“Com a volta da coleta, a gente tem que destacar que agora o número de procedimentos ofertados por mês é muito maior que o terceirizado, porque o custo-benefício desses laboratórios funcionando para a prefeitura é muito melhor do que se pagar no particular. Então, além de uma gama enorme de exames que realizamos aqui, a gente consegue ofertá-los em uma quantidade muito maior do que antes”, afirmou a bioquímica Livia Andrade de Lima.

Todas as unidades de saúde da cidade, com exceção dos ESF Centro e ESF São José, possuem sala de coleta. A coleta, geralmente, é realizada duas vezes na semana, na parte da manhã, a partir das 7h30. O agendamento deve ser realizado na própria unidade de referência. Posteriormente, todo material é encaminhado à sede do laboratório que fica localizado na UBS de Plantão, no centro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário