14 de junho, de 2022 | 06:00

Professora lança livro que associa ensino de química a super-heróis

A professora de química, Cleidilene Gonçalves, que atua em escolas públicas e particulares do Vale do Aço, é mestre na matéria e criadora do canal “Química Intrigante”, no YouTube, além de ser uma grande fã de super-heróis. Essa paixão, inclusive, serviu de inspiração para seu recente livro “A Química Intrigante dos Superpoderes”, lançado no 13º Salão do Livro Vale do Aço, que ocorreu na semana passada no Centro Cultural Usiminas.

Divulgação
A professora Cleidilene Gonçalves promoveu o lançamento de ''A Química Intrigante dos Superpoderes'' no 13º Salão do Livro Vale do AçoA professora Cleidilene Gonçalves promoveu o lançamento de ''A Química Intrigante dos Superpoderes'' no 13º Salão do Livro Vale do Aço
Na opinião da autora, os super-heróis fascinam e têm o poder de encantar pessoas de todas as idades, sejam crianças, jovens ou adultos. “Os filmes desse gênero são recordes de bilheteria em todo o mundo e muitos abordam conceitos científicos em suas cenas”, assinala.

De acordo com a professora, a ideia do livro surgiu a partir da realização de uma feira de ciências, no ano de 2018, em uma das escolas públicas de Ipatinga em que trabalha. O tema da feira foi “Ciência nos filmes”. Cada turma escolheu um filme e o assistiu fazendo uma análise crítica e científica do filme. E várias turmas optaram por filmes de super-heróis.

“Os super-heróis fascinam e têm o poder de encantar pessoas de todas as idades, sejam crianças, jovens ou adultos. Os filmes desse gênero são recordes de bilheteria em todo o mundo e muitos abordam conceitos científicos em suas cenas. Portanto, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos abordando a ciência presente nos filmes de super-herói foi um verdadeiro sucesso. Daí surgiu a ideia de escrever o livro”, comenta Cleidilene.

O livro aborda conceitos importantes de química, como radioatividade e ligações químicas, de uma forma leve, lúdica e divertida, relacionando-os aos superpoderes de quatro super-heróis: Homem Aranha, Superman, Incrível Hulk e Mulher Maravilha. O livro, também, aborda alguns dos grandes heróis da ciência e da vida real, como Louis Pasteur e Marie Curie que, ao dedicarem suas vidas a ciência, trouxeram grandes benefícios para a humanidade.

Mas Cleidilene Gonçalves faz questão de ressalvar que “o verdadeiro super-herói é aquele que não usou capa e nem roupas de herói, mas deu a vida em prol de toda a humanidade”. Mais informações e contatos para aquisição do livro: telefone (31) 98866-2936, com Daniel Augusto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Moacir de Araujo

15 de junho, 2022 | 03:53

“Enhorabuena Prima que Deus continúe abençoado a sua vida que tenha muito sucesos abrazos ( siempre estaré torciendo por tus logros )”

Gildázio Garcia Vitor

14 de junho, 2022 | 13:47

“Parabéns minha querida amiga e companheira da E.E. Laura Xavier Santana e do Instituto Educacional Mayrink Viera, por mais esta conquista. Afinal, "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Continue fazendo e acontecendo.”

Neuzimar Antunes Fidelis

14 de junho, 2022 | 12:38

“O livro é sensacional. Estive no lançamento e comprei o livro, realmente é intrigante a abordagem química dos Superpoderes. Parabéns é uma obra excelente.”

Envie seu Comentário