13 de junho, de 2022 | 21:07
Prêmios de artes e fotografia com inscrições abertas até 1º de julho
Estão abertas, até 1º de julho, as inscrições para a terceira edição do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Ambas as iniciativas são importantes ferramentas de estímulo à produção artística já consolidadas no calendário das Artes Visuais no Brasil. Podem se inscrever artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas de forma gratuita e exclusivamente virtual.Divulgação/FCS
Em terceira edição, premiação contempla com exposições artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas
A premiação contemplará dois projetos para o Palácio das Artes - galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta -, além de dois projetos para a CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais , permitindo o acesso do público a diferentes linguagens artísticas, mostras relevantes e de qualidade reconhecida. O edital está disponível no site da FCS e no site da APPA e o resultado será divulgado no dia 21 de julho.
Em terceira edição, premiação contempla com exposições artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas Como participar
Os trabalhos devem ser submetidos por meio da plataforma on-line ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Para se inscrever, é preciso criar um usuário externo. No prazo de 48 horas, o cadastro do usuário é validado, e os trabalhos já poderão ser anexados. Todas as orientações sobre o processo de inscrição, a documentação exigida e o link para acesso à plataforma estarão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado (www.fcs.mg.gov.br).
Os prêmios en cada modalidade serão de R$ 10 mil para cada exposição coletiva e R$ 8 mil para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de artes visuais e de comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A instituição, também, garantirá a publicação de um catálogo das exposições. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas somente pelo e-mail [email protected].
Avaliação
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de seleção que contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em artes visuais, além de um representante da Gerência de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.
Décio Noviello
Desenhista, cenógrafo, figurinista, gravurista e pintor belo-horizontino, Noviello realizou sua última exposição em vida, Cor Opção, durante a programação do ArteMinas 2018, na Fundação Clóvis Salgado (FCS).
Na abertura, o artista reviveu o happening que compunha a mostra Do Corpo à Terra, que integrou a programação de inauguração do Palácio das Artes, em 1970. Em sua trajetória, Décio Noviello também criou inúmeras cenografias e figurinos para balés, óperas e peças teatrais produzidas pela FCS, além de outras mostras de artes plásticas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












