14 de junho, de 2022 | 10:00

Bancos fecham no dia de Corpus Christi e reabrem sexta-feira

Tiago Araújo
As agências bancárias funcionarão normalmente na sexta-feira As agências bancárias funcionarão normalmente na sexta-feira

As agências bancárias não terão atendimento ao público na quinta-feira (16), dia em que ocorre a celebração religiosa de Corpus Christi no país. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada e não seja feriado religioso, não haverá expediente bancário, que será retomado na sexta-feira (17).

Conforme a Febraban, a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de carnaval e o dia dedicado a Corpus Christi. “Já na sexta-feira, o atendimento ao público nas agências bancárias volta a ocorrer normalmente”.

A Febraban ainda informa que como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. “Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 30,1 bilhões em 2021), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Contas

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão sem pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira, segundo a Febraban. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”.

Comemoração religiosa

Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos, sendo considerada uma das mais importantes por eles, porque se refere à instituição da Eucaristia, que é um sacramento católico. Esse é um ritual sagrado em que os fiéis partilham o pão e o vinho como recordação do corpo de Jesus Cristo.

A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário