12 de junho, de 2022 | 10:30
Corpus Christi não é feriado, mas sim dia Santo, lembra padre
Apontamento é feito pelo padre Anderson Ferreira Teixeira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima”, em Coronel Fabriciano
Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Padre Anderson Ferreira Teixeira convida os fiéis a participarem das celebrações na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (16) é comemorado pela Igreja Católica o dia de Corpus Christi, data em que é celebrado o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Sendo o único dia que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas”, destacou o padre Anderson Ferreira Teixeira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima”, em Coronel Fabriciano. Para receber as procissões, as ruas são enfeitadas por tapetes.
O padre conversou com a reportagem do Diário do Aço e falou sobre a data, sua importância e sobre a preservação das tradições, que tem se perdido com o passar do tempo.
Eucaristia
No dia de Corpus Christi, os fiéis têm a oportunidade de agradecer a Deus pelo dom da Eucaristia. Na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma”, detalhou o sacerdote, que completou sua fala definindo esse sacramento católico: Fonte e centro de toda vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo”.
Corpus Christi
O pároco também trouxe a contextualização histórica da celebração. Segundo o padre Anderson, a festa surgiu no século XIII, na Bélgica, por meio de uma freira que se chamava Juliana de Mont Cornillon. Ela recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia”, contou.
Há um acontecimento que também marcou o contexto histórico da data. Durante a celebração de uma missa pelo padre Pedro de Praga, da Boêmia, ocorreu um milagre eucarístico. Da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração”, narrou o padre Anderson. O milagre teria sido manifesto, pois o padre duvidou da presença de Cristo na Eucaristia, explicou Anderson.
A oficialização da festa foi realizada em 1317, pelo Papa João XXII. Quando publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas”, informou. Com a publicação, a festa passou a ser celebrada todos os anos. Na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade”, apontou o padre Anderson.
Programação
Neste ano estão previstas celebrações para comemorar o dia de Corpus Christi. Padre Anderson compartilhou as atividades previstas: Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima teremos duas missas na Igreja Matriz, no bairro Caladinho do Meio, nesse dia”, afirmou.
A primeira missa será às 8h com bênção do Santíssimo e, logo depois, será iniciada a confecção dos tradicionais tapetes de rua ao redor da matriz. A segunda missa está prevista para às 16h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, que passará pelos tapetes. A missas serão presididas pelo padre Anderson.
Bonitas tradições
A festa de Corpus Christi, assim como outras tradições importantes da igreja, não pode ser perdida, mas infelizmente, com o passar dos anos isso tem acontecido. O padre acredita que há um motivo.
Essas bonitas tradições foram se perdendo porque se perdeu o sentido do sagrado e esses dias santos, até mesmo por parte de muitos católicos, passaram a ser considerados como feriadões”, observou o sacerdote.
O padre faz um alerta importante aos fiéis e uma convocação. Hoje é comum dizer Feriadão de Corpus Christi, mas não é feriado, é dia Santo, a Igreja chama Dia Santo de Guarda, quando os católicos têm o dever de participar das confecções dos tapetes e principalmente da Santa Missa, temos os outros dias para descansar e aí sim aproveitar o feriado”, alertou os fiéis e completou: Procure na sua paróquia os horários das missas e participe e eu espero você na nossa matriz no Caladinho do Meio”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]