Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de junho, de 2022 | 09:30

Após dois anos, queima de fogueira em Mesquita voltará a ser realizada

Renato Louro
A tradicional queima da fogueira ocorrerá no dia 18 (sábado), às 22h30, na praça central de MesquitaA tradicional queima da fogueira ocorrerá no dia 18 (sábado), às 22h30, na praça central de Mesquita

Promovida há mais de 70 anos em Mesquita, a festa de Santo Antônio volta a ser realizada nesta semana, com a tradicional queima da fogueira, já que nos últimos dois anos não foi possível devido à pandemia de covid-19. As ações festivas ocorrerão entre os dias 16 e 19, de quinta-feira a domingo, envolvendo missa, shows, queima da fogueira e de fogos de artifícios, dentre outras. A programação completa pode ser conferida nas mídias sociais da Prefeitura de Mesquita.

Nesta 74ª edição da festa, a fogueira a ser queimada terá 11 metros de comprimento, conforme o secretário da Fazenda de Mesquita, Werner Camilo Coelho. “A estimativa de público para o dia 18 (sábado), quando haverá a queimada da fogueira, é de até 10 mil pessoas. E de todos os dias é de 20 mil. O protocolo de segurança do evento inclui revista pessoal na entrada com detectores de metais; proibida entrada e venda de garrafas de vidro na área da festa; isolamento da fogueira com bombeiros brigadistas credenciados; amplo estacionamento para veículos (público e privado); e seguranças particulares e policiamento militar todos os dias”, relatou.

“Todos são bem-vindos”

Em entrevista ao Diário do Aço, o prefeito de Mesquita, Ronaldo Oliveira (PSDB), afirmou que todos são bem-vindos na festa, que contará com muitas atrações. “Durante a pandemia, não foi possível fazer a festa e todo mundo teve que ficar recluso dentro de casa. Mas agora vai ser um bom momento para o pessoal se reencontrar e se divertir. Essa é uma festa tradicional, realizada há mais de 70 anos. É muito importante ver a população satisfeita. Acredito também que a partir desse evento, vai dar abertura para outras festas que virão pela frente”, salientou.  

População ansiosa

Segundo o prefeito, a população já está ansiosa pelas festividades. “O povo aguarda há dois anos por essa festa. Vamos fazer à noite uma missa no dia 16 (quinta-feira), na praça central, e em seguida haverá um show do cantor Paulo Henrique. No dia 17 (sexta-feira), serão realizadas duas apresentações com a dupla Bernardo e Raphael, e Gilmarzinho do Forró. E no dia 18 (sábado), haverá a tradicional queima da fogueira, às 22h30, e em seguida o show com Di Paullo e Paulino”.  
Divulgação
Nesta 74ª edição da festa, a fogueira a ser queimada terá 11 metros de comprimentoNesta 74ª edição da festa, a fogueira a ser queimada terá 11 metros de comprimento

Público de fora

Ronaldo Oliveira também destacou que para a festa de Santo Antônio é esperado um público de outras cidades da região do Vale do Aço, assim como ocorreu nas edições passadas. “A nossa estimativa é que milhares de pessoas de cidades do entorno de Mesquita venham para a festa. Com isso, vamos ter mais espaço para o público estacionar o carro. Teremos um estacionamento para mais de mil veículos. Isso porque muitos moradores cederam terreno para ajudar com esse espaço disponível. A segurança será dobrada também. Portanto, podem vir que o nosso evento vai ser organizado. Estamos de portas abertas para receber todos”, enfatizou.

Santo Antônio

O Dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho, data de quando ele faleceu, conforme os registros históricos. Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua nasceu entre os anos de 1191 e 1195, em Lisboa, em Portugal, e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. Ele é considerado um dos santos mais populares e é conhecido como "Santo Antônio Casamenteiro". O Dia dos Namorados no Brasil passou a ser comemorado no dia 12 de junho, no Brasil, por ser a véspera da data do santo. Conforme as crenças populares, pessoas que desejam casar ou namorar têm o costume de fazerem homenagens para Santo Antônio no seu dia, além de orações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário