DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

10 de junho, de 2022 | 07:00

Dramaturgo Beto Oliveira lança novo livro no 13º Salão Vale do Aço

Divulgação
O autor Beto Oliveira apresenta ''O Chiste'': jogo de palavras que revela uma verdade mais ou menos ocultaO autor Beto Oliveira apresenta ''O Chiste'': jogo de palavras que revela uma verdade mais ou menos oculta
O psicanalista, poeta e dramaturgo Beto Oliveira faz o lançamento de seu novo livro, “O Chiste”, no próximo domingo (12), na programação de encerramento do 13º Salão do Livro Vale do Aço, que acontece no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. Psicólogo formado pela PUC-MG e com mestrado em Estudos Psicanalíticos pela UFMG, o autor registra cerca de 20 artigos acadêmicos publicados em periódicos de psicologia, psicanálise e arte. Já foi premiado no “Concurso Literário da Academia Rotária do Distrito 4520”, em Ouro Preto, no “Concurso Nacional de Contos de Humor”, do Grupo Farroupilha, e no “Prêmio Funarte de Dramaturgia”.

Recentemente, Beto recebeu o “Prêmio Cidade Belo Horizonte”, justamente, com a peça “O Chiste”, publicada em seguida pela editora Giostri-SP e que agora será, finalmente, apresentada ao público do Vale do Aço. Não é a primeira vez que Beto Oliveira participa da mostra literária regional. Em edições anteriores, ele já havia lançado o romance “O dia em que conheci Sophia” e a dramaturgia “As Cornucópias da fortuna”.

A história
“O Chiste” é inspirado em uma anedota húngara recolhida por Sigmund Freud e publicada, em 1905, no livro “Os Chistes e sua relação com o inconsciente”. O autor ambientalizou o chiste freudiano em Öntudatlan, uma pequeníssima e fictícia aldeia perdida no Império Austro-Húngaro, mais ou menos dez anos antes do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo.

A história conta o dramático imbróglio em que se meteram os habitantes da fictícia cidade diante do assassinato de uma mulher. “Misturando elementos cômicos, alguns retirados da própria obra de Freud, com a dramaticidade de uma justiça absurda que se converte em injustiça, a peça traça uma caricatura do governo que usa a lei segundo seus interesses e conveniências”, explica Beto Oliveira.

Ainda segundo o dramaturgo, o chiste consiste em um jogo de palavras que revela uma verdade mais ou menos oculta. “O mérito de Freud foi perceber que a risada provocada por um chiste se deve a liberação dessa verdade, quando nos desobrigamos do esforço em ocultá-la”, completa o autor.

Lançamento presencial
O lançamento do livro integra a programação do 13º Salão do Livro Vale do Aço, o maior evento literário de toda a região leste de Minas Gerais, com patrocino da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Beto Oliveira estará presente no jardim externo do Centro Cultural Usiminas, no domingo (12), entre 15h e 16h, para apresentar e autografar seu livro, conversar sobre o conceito freudiano de chiste e falar sobre o processo criativo da sua dramaturgia, além de responder a perguntas do público.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário