28 de maio, de 2022 | 21:33

Capital de Pernambuco vive caos com chuva ininterrupta

Chegam a 33 mortes confirmadas devido à chuva no Grande Recife, desse total, 28 pessoas morreram em deslizamentos

Com informações da Agência Brasil
Divulgação
Com a cheia de rios, partes das cidades pernambucanas estão debaixo d'águaCom a cheia de rios, partes das cidades pernambucanas estão debaixo d'água

O número de pessoas que morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem a região metropolitana do Recife desde segunda-feira (23) chegou a 35 na noite deste sábado. Desse total, 28 morreram em deslizamentos de terra ocorridos entre a madrugada e a manhã deste sábado (28).

Somente da noite de ontem até as 11h de hoje choveu o equivalente a 236 milímetros em algumas regiões da capital, mais de 70% do previsto em todo o mês de maio. A informação é da Defesa Civil municipal. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inme) emitiu alerta vermelho, por causa do acumulado de chuva nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas neste sábado e domingo.

Dois homens, de 18 e 47 anos, foram vítimas de deslizamentos de barreira registrados nas localidades de Córrego do Jenipapo e Sítio dos Pintos, que ficam nas zonas norte e oeste do Recife, respectivamente.

Outro deslizamento, no bairro do Ibura, na zona sul da cidade, deixou 20 mortos, dos quais seis crianças, além de dezenas de feridos, segundo informações preliminares da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, que é administrada por uma organização social.
Divulgação
Serra Talhada, no agreste pernambucano, foi atingida pela cheia entre sexta-feira e sábado Serra Talhada, no agreste pernambucano, foi atingida pela cheia entre sexta-feira e sábado

Em entrevista a uma rádio do estado, a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, confirmou a morte de três pessoas no município, que é vizinho ao Recife. Mais cinco mortes já haviam sido confirmadas, desde segunda-feira (23), nas cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Em Jaboatão, um homem de 41 anos foi arrastado pela correnteza ao tentar salvar um cavalo que se encontrava em rua alagada do bairro de Muribeca.

Todas as mortes foram confirmadas pelo Corpos de Bombeiros, pela Defesa Civil ou pelas prefeituras. O número, contudo, pode aumentar, uma vez que os esforços de resgate continuam em meio à chuva.

Em nota, o governo de Pernambuco informou que a Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de pelo menos 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas.

Ajuda federal

O governo federal anunciou neste sábado o envio de equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cidadania, do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para prestar auxílio a autoridades locais e às famílias atingidas pela chuva na Região Metropolitana de Recife.

Grande perigo

A previsão é de que continue a chover forte de hoje para amanhã nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com precipitações que podem chegar até a 100 mm. O alerta para deslizamentos de terra e alagamentos na região é de Grande Perigo, o nível máximo.

Divulgação
Em nota, o governo de Pernambuco informou que a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco recebeu dos municípios o registro de pelo menos 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadasEm nota, o governo de Pernambuco informou que a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco recebeu dos municípios o registro de pelo menos 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edimir Rodrigues

29 de maio, 2022 | 17:02

“Sempre assim é assim será, por incompetência dos municípios, dos estados e do governo federal, e ainda dos ministérios públicos, um dia uma presidente disse que o povo estava só e continua.”

Envie seu Comentário