28 de maio, de 2022 | 10:00

Estudantes da Escola Estadual José Rosa Damasceno são premiados em concurso literário

Divulgação
Laura Victória Gonçalves, aluna do 6º ano Laura Victória Gonçalves, aluna do 6º ano

Alunos da Escola Estadual José Rosa Damasceno, do bairro Ipaba de Paraíso, em Santana do Paraíso, participaram de um concurso literário do projeto da Semana da Água – unidade Tubarão e EFVM, promovido pela empresa Vale. Laura Victória Gonçalves (6º ano), Fernanda Victória Leonino da Silva (8º ano), Diogo Henrique Souza Leite e Weslayne Cristina Andrade Costa, ambos do 9º ano, foram escolhidos entre os melhores trabalhos e receberão um kit contendo jogo de tabuleiro, canudos de metal e brindes promocionais da Vale. Os estudantes foram orientados pela professora de Língua Portuguesa Gilce Aparecida Quintão Castro.

Divulgação
Diogo Henrique Souza Leite, aluno do 9º anoDiogo Henrique Souza Leite, aluno do 9º ano
A docente avalia que a premiação representa muito, dadas as condições e a realidade da escola e dos alunos. “É algo que cria uma expectativa muito grande. É uma possibilidade de diminuir aquele complexo de inferioridade que a gente vê que existe, que a escola é pobre, que ninguém fica ali e que eles têm poucos recursos. Essa premiação vem como um tsunami pra nós. Foi um número maior do que o esperado e o trabalho foi compensado. E eles, ao serem chamados para serem premiados, se destacam numa comunidade em que todos se conhecem, têm parentesco e percebem que têm valor”, aponta.

Divulgação
Weslayne Cristina Andrade Costa, aluna do 9º anoWeslayne Cristina Andrade Costa, aluna do 9º ano
Gilce trabalhou com alunos do 6º ao 9º ano. A partir da leitura do regulamento e do entendimento da proposta de trabalho, foram identificados os gêneros textuais de acordo com as idades e antes de gerar o texto para ser postado na plataforma da Vale, foi realizado trabalho em sala de aula. “Buscamos informação para que pudessem escrever um texto, no caso das redações e no caso do poema no 9º ano. Trabalharam com mapas mentais, reportagens, pesquisas - a partir dos órgãos que trabalham com a água -, e foi um trabalho de pesquisa e estudo para gerar os textos”, detalha.

Mudança de imagem

A mesma escola que teve seus alunos premiados foi marcada por uma notícia negativa no início do mês. No dia 2 de maio, um adolescente de 14 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil depois de atear fogo nos cabelos de uma professora, de 23 anos. O aluno utilizou um isqueiro para cometer o ato. Para Gilce, a premiação dos quatro alunos mostra que a instituição é um ambiente que tem problemas, mas também destaques positivos.

Divulgação
Fernanda Victória Leonino da Silva, aluna do 8º anoFernanda Victória Leonino da Silva, aluna do 8º ano
A educadora pondera que a situação do dia 2 não é um fato isolado, porque a realidade da escola é pesada, em razão das características da comunidade. Ipaba do Paraíso é uma comunidade isolada de Santana do Paraíso, lembra Gilce, embora pertença ao município, mas nem mesmo a Segurança Pública dá assistência, dada a distância.

“É um local de estrutura ruim e poucos se interessam em trabalhar e morar ali. A comunidade é vulnerável por causa da linha de trem, e vive muito ligada à Vale, que divide a comunidade, literalmente. Tem a Cenibra com eucalipto... E vivem nesse contexto”, aponta a educadora.

“E sim, a premiação vem trazer um fato que gerou repercussão positiva, trazendo outra leitura da escola, que lá também produz educação, disseminamos conhecimento, sociabilizamos, damos assistência e de fato temos profissionais que têm levado muito a sério a educação em Minas, ainda desconsiderando o contexto da educação no estado, como greve e tudo mais”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário