27 de maio, de 2022 | 15:51

5° Festa do Tropeiro de Santana do Paraíso será realizada neste domingo

Divulgação
Os cavaleiros desfilarão pelas principais ruas da cidadeOs cavaleiros desfilarão pelas principais ruas da cidade

A área de eventos localizada no centro de Santana do Paraíso será palco da 5° Festa do Tropeiro, o domingo (29). A concentração está marcada para às 9h e as festividades deverão ocorrer até às 20h. O dia será marcado com encontro de cavaleiros, premiações, apresentações culturais e show, divulgou a administração municipal.

Haverá uma estrutura com sonorização, tendas e espaço para as modalidades do esporte rural. Os cavaleiros desfilarão pelas principais ruas da cidade, com uma parada estratégica, por alguns minutos, na Praça do Marco Rotário, reverenciando o tropeiro. No local se encontra uma escultura que homenageia os desbravadores. Posteriormente, receberão a benção do padre.

O tradicional Feijão Tropeiro, que começará a ser preparado cedo, será servido para todas a comitivas, cerca de 500 pessoas. Após o almoço, as atenções se voltam para as apresentações culturais como Os Forasteiros, um espetáculo de humor, e o Batuque, dança de origem africana preservada por quilombolas da região do Achado, zona rural de Santana do Paraíso.

Durante o dia ainda ocorrerão as premiações: comitivas com maior número de cavaleiros montados, cavaleiro mais velho e cavaleiro mais novo, amazonas mais velha e amazonas mais nova, e animal mais bem “traiado”. O evento encerrará com o show dos Irmãos Ciganos, que agitará o público com muito forró até às 20h. A Feira Livre Cultural, que geralmente é realizada toda sexta-feira, também estará presente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jones

29 de maio, 2022 | 16:31

“RESISTÊNCIA CULTURAL

O BATUQUE DE 4 sobrevive sem patrocínio e incentivos de quaisquer ordens,
através da ação do abnegado sitiante Tote e dos seus familiares, residentes no povoado
do Travessão, pertencente ao município de Mesquita, MG.

O ACHADO DE CIMA, onde ainda podem ser encontrados alguns poucos remanescentes
aa antiga comunidade quilombola formada no território de Santana do Paraíso, está
localizado próximo do vale onde está encravado o Córrego do Travessão.

NO PRÓXIMO DIA 5 DE JUNHO será realizada a Festa de Santo Antônio do Achado de Cima, incluindo apresentação de Congado, Missa e Forró.”

Envie seu Comentário