26 de maio, de 2022 | 00:51

Guarda Moçambique de Timóteo comemora 17 anos de fundação

Encontro de afro-mineiridades reuniu, no fim de semana passado, representantes grupos de congado do município e parceiros de outras cidades

Divulgação
O grande encontro denominado ''Afro-mineiridades'' contou com intensa programaçãoO grande encontro denominado ''Afro-mineiridades'' contou com intensa programação
A Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário, Guarda de Moçambique de Timóteo, completou 17 anos de atividades no último domingo (22). O encontro de congadeiros, grupos de percussão afro-mineira e grupos de danças contou com as presenças do vice-prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, da representante do IEPHA/MG, Nicole Martins, do subsecretário municipal de Cultura, Cláudio Gualberto, da secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Lessa, entre outros.

O sábado (21) começou com uma alvorada na comunidade do bairro Bela VistaO sábado (21) começou com uma alvorada na comunidade do bairro Bela Vista
A festa de aniversário teve intensa programação iniciada no sábado (21), com um grande encontro denominado “Afro-mineiridades”. A Corporação Musical Santa Cecília comandou a alvorada, bem cedo, pela primeira vez na comunidade do bairro Bela Vista. Em seguida, houve o cortejo que seguiu rumo à Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, onde foi realizado o seminário.

No encontro de debates, foram avaliadas as intervenções da cultura popular com discussões importantes sobre a valorização dos temas afros e as manifestações de resistência, reunindo os mestres de Congado. No final da tarde, na Praça 29 de Abril, no bairro Centro Sul, diversas apresentações deram o recado das afro-mineiridades.

Uma bela cerimônia de passagem reuniu capitães e mestres congadeiros da regiãoUma bela cerimônia de passagem reuniu capitães e mestres congadeiros da região
Na abertura do encontro, o grupo de percussão Valentinas e a Companhia de Dança Lopes, ambos de Timóteo, encantaram os participantes, além do Grupo Hip Hop do Cais, de Coronel Fabriciano, da Guarda do Congo Rosário de Maria, da Folia de Reis São Jorge Guerreiro, de Araguari, dos Tamborzeiros do Rosário de Maria, de Araçuaí, e da Guarda de Moçambique, de Timóteo. As atrações finais ficaram por conta das escolas de samba Vai Quem Quer, de Guanhães, e Império da Sede, de Timóteo.

Para Luís Fabiano dos Santos, produtor cultural e organizador do evento, a união dos congados significa manter acesa a chama da fé dos devotos. “Voltamos a tocar os tambores, após o período crítico da pandemia, que me fez compor até a canção ‘Com fé e amor, vamos vencer a pandemia’”, comentou.

Os participantes debateram a valorização dos temas afros e as manifestações popularesOs participantes debateram a valorização dos temas afros e as manifestações populares
No domingo (22), aconteceu o primeiro Encontro de Congadeiros e Mestres do Vale do Vale do Aço na Regional Sul do município. Ao todo, foram sete apresentações de grupos de congado de Itabira, Raul Soares, Alvinópolis, Virgolândia, Coronel Fabriciano, Joanésia e Mesquita. Os grupos fizeram reverência à coroa do Divino Espírito Santo, representada pelos reis festeiros Jhenimara e Lucas Neves. A transmissão das coroas, realizada em uma bela cerimônia de passagem com a presença de capitães e mestres do congado, foi para os novos reis festeiros Robson da Ambulância e sua esposa Shirley.

Cerca de 500 participantes, entre congadeiros e pessoas da comunidade do bairro Bela Vista, marcaram presenças no almoço de confraternização na Escola São Sebastião de Timóteo, onde foi servida feijoada, no encerramento das atividades comemorativas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário