23 de maio, de 2022 | 17:49

Circuito de Cultura no Interior volta a movimentar Ipatinga

Programação patrocinada pela Usiminas apresenta atividades gratuitas em escolas e cinema gratuito para a comunidade

Divulgação/IU
O projeto amplia a democratização e a interiorização de atividades artísticas em escolas e na comunidadeO projeto amplia a democratização e a interiorização de atividades artísticas em escolas e na comunidade
O projeto Circuito de Cultura no Interior está de volta a Ipatinga. A oitava edição da iniciativa, realizada nos meses de maio e junho, possibilita a continuidade e a ampliação da democratização e da interiorização das atividades artísticas, de artes cênicas e brincantes. O projeto é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Usiminas e a realização do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural - CIRC.

O projeto teve início em Ipatinga na semana passada, levando espetáculos e oficinas com o Dama Espaço Cultural e o Grupo Farroupilha para o Centro de Educação Infantil Vila da Paz, na Vila da Paz, e a Escola Estadual Doutor Ovídio de Andrade, no Bom Retiro. Neste sábado (21), o Circuito de Cultura ofereceu cinema gratuito, com a exibição do filme “O Parque dos Sonhos”, na rua Zacarias, na Vila da Paz; e no domingo (22), “A Invenção de Hugo Cabret”, na praça do bairro Imbaúbas, na rua Germânio. Nesta próxima semana, dias 26 e 27, o projeto retorna às duas escolas com o espetáculo “Petit Gatão Pocket Show”.

Em mais uma edição, o projeto mantém o compromisso de promover o desenvolvimento, a socialização e a troca de experiências, oferecendo acesso à arte e à cultura em suas variadas manifestações. No início de maio, a programação passou por Itatiaiuçu e Santa Luzia, com oficinas e atrações culturais em escolas e cinema gratuito para a comunidade. Em junho, essas duas cidades receberão nova rodada de atrações em escolas.

Divulgação/IU
A programação inclui oficinas culturais com os alunos: desenvolvimento social e troca de experiênciasA programação inclui oficinas culturais com os alunos: desenvolvimento social e troca de experiências
Importância do projeto
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância do projeto que, de forma contínua, contribui por meio da cultura para o desenvolvimento social nas comunidades onde a Usiminas atua. “A retomada do projeto em um momento tão especial, de comemoração dos 60 anos de operações da Usiminas, é motivo de alegria. Nosso apoio contínuo ao projeto se deve pela sua capacidade de contribuir na prática para importantes temas da agenda social nas comunidades onde atuamos”, salienta Penélope Portugal.

Desde o início do projeto, em 2010, foram realizadas 554 apresentações artísticas e 132 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo, que contribuíram para a formação sociocultural dos cidadãos. Mais de 180 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do Circuito, que oferece uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita. A programação completa do projeto pode ser conferida no site: institutousiminas.com.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário