20 de maio, de 2022 | 06:59

Operação mira o crime organizado em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo

Divulgação
Participam das ações de hoje aproximadamente setenta policiais civis de todo 12º Departamento de Polícia Civil, além de militares da Rocca de Manhuaçu Participam das ações de hoje aproximadamente setenta policiais civis de todo 12º Departamento de Polícia Civil, além de militares da Rocca de Manhuaçu

A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes da Polícia Civil de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, cumpriu na manhã desta sexta-feira (20/5) um total de 19 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão em cidades da Zona da Mata Mineira (Manhuaçu, Reduto, Martins Soares e Simonésia) e ainda em Raul Soares, Nova Lima, na Grande BH e na zona rural Iúna, município do Estado do Espírito Santo que faz divisa com Minas Gerais.

O alvo da Operação Colheita é uma organização criminosa formada por traficantes de drogas que agiam na Zona da Mata Mineira e eram coordenados por criminosos presos em Ponte Nova.

Conforme nota da PCMG, iniciadas em janeiro deste ano, as investigações presididas pelo delegado da PC, Silvério Rocha, apontaram que, após introduzirem celulares no Complexo Penitenciário de Ponte Nova, criminosos ali presos alugavam os aparelhos a outros detentos que passavam a coordenar comparsas em liberdade e, com isso, permaneciam gerenciando o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes mesmo presos.

“Considerável volume de dinheiro era obtido somente com os alugueis dos aparelhos celulares aos detentos. Outras quantias ainda mais elevadas eram obtidas com o tráfico de drogas. A contabilidade do esquema criminoso era realizada por indivíduos em liberdade, externos ao Complexo Penitenciário. Agora, todos estão com a prisão decretada. O Delegado representará pela aplicação de regime disciplinar mais rígido aos detentos”, detalha a PC.

Divulgação
Operação da PCMG tem na mira criminosos que atuam na Zona da Mata, em Nova Lima e em Iúna (ES)Operação da PCMG tem na mira criminosos que atuam na Zona da Mata, em Nova Lima e em Iúna (ES)
Conforme a polícia, o líder do grupo criminosos, custodiado em Ponte Nova depois de ser preso em Manhumirim em 2020, utilizava-se dos celulares para, além de os alugar, continuar comandado a distribuição de drogas na região de Manhuaçu, contando com a ajuda de seus familiares, em especial de um sobrinho encarregado de transportar drogas do Estado de São Paulo a um sítio na zona rural de Iúna-ES e de Iúna para cidades de Manhuaçu, Reduto, Martins Soares e Simonésia, sendo que a partir de contatos feitos dentro do presídio passou também a fornecer drogas a criminosos de São Pedro do Ferros.

A Polícia Civil em Ponte Nova apura, ainda, se uma grande quantidade de droga apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em Iúna-ES na quarta-feira (18), a poucos quilômetros da fazenda onde foram cumpridos os mandados de prisão e busca na ação policial de hoje, tem relação com a quadrilha investigada.

Drogas, armas e dinheiro foram apreendidos com os criminosos, além de aparelhos de celulares, computadores e outros equipamentos que serão encaminhados para análise da Inteligência da PCMG em Ponte Nova.

Participam das ações de hoje aproximadamente setenta policiais civis de todo 12º Departamento de Polícia Civil, três policiais militares com cães farejadores do Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu, além dos policiais penais do setor de inteligência interna do Complexo Penitenciário de Ponte Nova - cuja ação foi decisiva para deflagrar a investigação - e também da Polícia Rodoviária Federal.


Operação Colheita


O nome “colheita”, segundo a PCMG, é uma referência à colheita do café, nesta época do ano, pois as cidades alvo das buscas e prisões são conhecidas pela produção cafeeira de serra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário