CÂmara de Ipatinga 728x90

20 de maio, de 2022 | 07:00

Vale do Aço registra temperatura abaixo dos 9 graus

A previsão é que o frio continue nesta sexta-feira no Vale do Aço; termômetro no Parque Ipanema registrou 8,9 graus no começo da manhã

Alex Ferreira
Temperatura às 6h50 de sexta-feira, no Parque Ipanema, IpatingaTemperatura às 6h50 de sexta-feira, no Parque Ipanema, Ipatinga

Na madrugada desta sexta-feira (20), Ipatinga bateu recorde de frio no ano. O município chegou a registrar 8,9 graus às 6h50, no Parque Ipanema. Na madrugada anterior, de quinta-feira, foram registrados 10,71 graus, às 4h50 da madrugada, na estação meteorológica do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), no bairro Veneza I, em Ipatinga.

A massa de ar polar que está em atuação no Sul e Sudeste do Brasil mantém baixas as temperaturas desde quarta-feira (18), no Vale do Aço, região marcada sempre por ser considerada muito quente, com médias máximas anuais acima de 30 graus. Para quem está acostumado com o calor, a queda na temperatura é um espanto. No bairro Veneza II em Ipatinga, o termômetro registrou a temperatura mínima de 11,3º por volta de 6h40 e a máxima de 13,9º durante a madrugada de quinta-feira.

O meteorologista Ruibran dos Reis informou ao Diário do Aço que a massa de ar polar, que chegou na quarta-feira a Minas Gerais, deixou a madrugada fria em todo o Vale do Aço. “A mínima na região variou entre 10 e 11 graus. Já esta sexta-feira (20) ainda vai ser de temperaturas baixas em todo o Vale do Aço. Durante o dia, o sol predomina com temperatura máxima entre 22 e 23 graus”, afirmou.

Aumento da temperatura

Para sábado (21) e domingo (22), Ruibran dos Reis destacou que a previsão é que a temperatura volte a subir na região. “A massa de ar polar começa a perder a intensidade nesses dias, por isso a temperatura mínima sobe um pouco na madrugada e a tarde deve fazer calor”, disse.

Inmet

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, também informou que a partir desta sexta-feira deve começar a esquentar de forma bem gradual. “Vamos continuar tendo essa condição de frio muita intensa, principalmente, ao amanhecer, pelo menos até segunda-feira. A partir daí, começa a ficar mais quente. Mas o frio permanece nos próximos dias e não há perspectiva de chuva”, explicou.

Outono

A estação atual é o outono, considerado um período de transição entre o verão e o inverno. Uma das principais características dele é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.

Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas. O outono termina no dia 21 de junho, às 6h14, quando terá início o inverno.

Ipatinga amanhece com frio de 11,3 graus nesta quinta-feira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wallace Garcia

20 de maio, 2022 | 08:07

“No bairro ideal os termômetros marcaram 6 graus novamente durante a madrugada.”

Envie seu Comentário