19 de maio, de 2022 | 18:50

Aprovados nomes de novos gestores da Usiminas

Decisão foi anunciada na noite desta quinta-feira, apos reuniao do Conselho de Administração

Em reunião do Conselho de Administração realizada nesta quinta-feira (19), foi aprovada a nova composição da Diretoria Estatutária da Usiminas para um novo mandato de dois anos. Alberto Ono, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, assume a presidência da companhia.

O cargo até então sob gestão de Alberto será ocupado por Thiago da Fonseca Rodrigues; Gino Ritagliati assume como vice-presidente de Planejamento Corporativo e Toshihiro Miyakoshi como vice-presidente de Tecnologia e Qualidade. Américo Ferreira Neto segue como vice-presidente Industrial e Miguel Homes, na posição de vice-presidente Comercial. Sergio Leite, que esteve à frente da companhia nos últimos seis anos, assume o cargo de presidente do Conselho de Administração.

Divulgação
Alberto Ono - PresidenteAlberto Ono - Presidente


Alberto Ono atua na Usiminas há 13 anos, onde ocupou os cargos de diretor de Planejamento e Controle e a vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores. É formado em Engenharia Metalúrgica na USP, onde também fez seu mestrado na mesma área. Posteriormente concluiu o PhD na Universidade de Tóquio, no Japão. O executivo teve passagens, também, pela Aços Villares, CBMM e Grupo Votorantim.

Divulgação
Thiago da Fonseca Rodrigues ? Vice-presidente de Finanças e Relações com InvestidoresThiago da Fonseca Rodrigues ? Vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores

Thiago da Fonseca Rodrigues, graduado em Administração pela PUC-RJ e pós-graduado em Gestão pelo IBMEC-RJ, participou de programas executivos na Suíça e Inglaterra. Atuou, entre outras empresas, na operação brasileira da Ternium e na Vale. É membro do Conselho de Assuntos Tributários da Firjan e diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Foi membro do Comitê de Auditoria da Usiminas.

Américo Ferreira Neto - vice-presidente IndustrialAmérico Ferreira Neto - vice-presidente Industrial

Américo Ferreira Neto, com uma carreira de mais de 30 anos na Usiminas, passou pelas áreas de Manutenção, Laminações a Quente e a Frio e assumiu, em 2016, a diretoria executiva da Usina de Cubatão. Em 2019, ocupou o mesmo cargo na Usina de Ipatinga até chegar a vice-presidência Industrial em 2020. Engenheiro industrial elétrico formado pela Unisanta, com especialização em automação industrial e MBA de gerenciamento de projetos, é, também, mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Gino Ritagliati ? Vice-presidente de Planejamento CorporativoGino Ritagliati ? Vice-presidente de Planejamento Corporativo

Gino Ritagliati, graduado em Contabilidade, com especializações em Economia e Finanças, foi integrante do Comitê de Auditoria da Usiminas. Tem uma experiência de mais de 15 anos em posições na área de Planejamento Econômico, Comercial e Engenharia Industrial no grupo Ternium Techint na Argentina e Brasil.

Toshihiro Miyakoshi - vice-presidente de Tecnologia e Qualidade

O executivo volta ao Brasil para sua segunda temporada na empresa, após uma passagem pela Unigal, em 2014. Graduado em metalurgia, iniciou sua carreia na Nippon Steel, tendo ocupado diversos cargos ligados diretamente à produção e gestão.

Miguel Homes - vice-presidente ComercialMiguel Homes - vice-presidente Comercial

Miguel Homes, economista graduado pela Universidade Católica de Caracas, participou de programas de educação executiva nas universidades de Chicago e Stanford, nos EUA. Tem uma carreira de mais de 20 anos dedicada ao setor siderúrgico, tendo ocupado diversas posições no grupo Ternium Techint em países como Venezuela, Argentina, México e Colômbia. Está há quatro anos à frente da vice-presidência Comercial da Usiminas.

Sergio Leite - Presidente do Conselho de AdministraçãoSergio Leite - Presidente do Conselho de Administração

Sergio Leite - Com mais de 45 anos de carreira na Usiminas, ocupou o cargo de presidente de 2016 a 2022. Anteriormente passou por 13 posições executivas e atua desde 2008 na Diretoria Estatutária da empresa. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFRJ e mestre em Engenharia pela UFMG, possui diversas especializações na área de Qualidade. É membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, além de presidente do conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. (Com informações da Diretoria Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoed[email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelo Rezende Queiroz

21 de maio, 2022 | 08:42

“Esperamos que o lucro de 10 bilhões de 2021, parte do mesmo sejam aplicados em benefício do Meio Ambiente! Recentemente houve descarga no Rio Piracicaba de material inadequado, o pó nos bairros continuam caindo, o odor dos gases gerados pela coqueria, principalmente a noite, prejudicam quem trafega nas proximidades da Prefeitura, Supermercado Bretas, Farmácia Indiana! Desde 2015 vem se adequando e muito bem da crise no Brasil e no Mundo! Agora com a boa gestão neste período , está na hora de reduzir drasticamente a poluição em nossa cidade Ipatinga! Obrigado!”

Jose

20 de maio, 2022 | 20:16

“Parabéns à todos novos líderes em suas novas posições administrativa da empresa. Que essa grande empresa continue sendo sempre o que foi grande suporte de aportes para a região/ estado e União. Tenho orgulho de ter feito parte do quadro de cooperadores da empresa de 1973 a 1998.”

Romilton Ferreira

20 de maio, 2022 | 17:46

“Americo eu conheci na laminacao a quente, e muito competentente parabens a todos.”

Envie seu Comentário