19 de maio, de 2022 | 09:30

Greve dos servidores do INSS já dura quase dois meses

Arquivo DA
A agência de Ipatinga está funcionando, mas com capacidade reduzida a 25%A agência de Ipatinga está funcionando, mas com capacidade reduzida a 25%

A população que conta com os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem sentido na pele a dificuldade para conseguir atendimento nas agências. Isso porque, desde o dia 23 de março, os servidores do INSS iniciaram uma greve para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial.

Na unidade localizada no Centro de Ipatinga, por exemplo, boa parte dos funcionários aderiu ao movimento. A agência está aberta, mas a capacidade de atendimento está reduzida.

“Os serviços previdenciários, que englobam serviço social e reabilitação profissional, estão com 25% da capacidade, a equipe é composta por quatro pessoas e uma permanece atendendo. O atendimento ao público está praticamente com 25% da capacidade”, explicou Marco Aurélio Costa, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG).

Em relação à perícia médica, Marco informou que há um perito realizando atendimentos na agência de Ipatinga. “Eles também estão em greve, são oito peritos, um está trabalhando”, contou.

Plenária

Prestes a completar quase dois meses de continuidade, no próximo dia 23 de maio, a greve dos servidores de carreira do INSS teria seus rumos definidos nesta quarta-feira (18), durante a plenária nacional, realizada de forma híbrida em Brasília.

“O presidente do INSS fez uma contraproposta, ela foi repassada à categoria, ocorreram assembleias em cada estado e foram feitas deliberações. A partir dessa plenária nacional vamos ter uma conclusão sobre a greve”, explica Marco Aurélio Costa, que é um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG).

Marco Aurélio, que é assistente social do INSS Ipatinga, destaca que a definição desta quarta-feira não deve interferir na greve dos peritos, pois eles são representados pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), que negocia de forma independente ao Sintsprev-MG.

Até o fechamento desta edição do Diário do Aço, o encontro nacional ainda não havia sido encerrado.

Reivindicações

A categoria representada pelo Sintsprev-MG deu início à paralisação na tentativa de conseguir melhorias trabalhistas. “Lutamos pela realização de concurso público, melhores condições de trabalho e recomposição das perdas salariais, estamos há mais de cinco anos sem nenhum reajuste”, pontuou a também diretora do Sintsprev-MG, Cleuza Maria Faustino.

A diretora mencionou ainda sobre a importância da realização de um concurso, uma vez que a demanda de trabalho é a maior que a quantidade de profissionais. “Temos uma fila de mais de 2 milhões de processos acumulados devido à falta de servidores”, destacou.

Atendimento

Dúvidas em relação ao funcionamento nas agências podem ser esclarecidas na Central de Atendimento 135, criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por telefone. A central funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria Reis

20 de maio, 2022 | 18:55

“Vergonha vergonha o Brasil é o país da vergonha!!! O trabalhador contribui toda uma vida e quando precisa é isso que recebe??descaso incompetência nenhuma solução útil ao trabalhador??onde está o governo para resolver essa crise??vergonha e absurdo!!!”

Adriano César

20 de maio, 2022 | 18:49

“Pelo amor de Deus estou afastado da empresa fiz uma cirurgia não posso trabalhar estou sem força na mão direita estou 4meses sem pegar um centavo estou passando dificuldade tenho família jente o que e isso”

Valquiria

19 de maio, 2022 | 18:13

“Sr Marcos Aurélio pode me esclarecer pois meu esposo Marco 3 vezes a pericia e não tem esse perito trabalhando lá não. acho uma vergonha pois um pai de família não receber 1 real desde janeiro e faltando comida em casa. E ninguém não faz nada em relação a isso”

Envie seu Comentário