15 de maio, de 2022 | 09:00

Turismo ganha mais adesão e força na região

Com a chegada de Bugre e Piedade de Caratinga, Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas passa a ter 18 municípios conveniados

Divulgação
A Serra dos Bandeirantes: paisagem deslumbrante e destino turístico em BugreA Serra dos Bandeirantes: paisagem deslumbrante e destino turístico em Bugre
A atuação do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) segue, cada vez mais, fortalecida com a chegada de mais municípios para sua composição. Bugre e Piedade de Caratinga são os novos associados à Instância de Governança Regional (IGR), que agora passa a ser formada por 18 municípios conveniados. Os municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga já integram as instâncias da entidade.

Com mais de 20 anos de fundação, o Circuito Mata Atlântica de Minas visa organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística de forma sustentável e descentralizada, com a participação da sociedade civil. A entidade é, oficialmente, integrada à Política Estadual de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais, sob a tutela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG).

Para o presidente Hélio Anício, a chegada de novos municípios sinaliza que mais chefes do Executivo têm se engajado no desenvolvimento do turismo regional. “O interesse dos prefeitos em buscar o desenvolvimento econômico do município por meio do turismo é um grande avanço. O CTMAM trabalha para fazer essa conscientização e, a partir do momento em que os municípios passam a integrar o programa de regionalização, já começam a receber os benefícios, o que, também, contribui para o reconhecimento do CTMAM como importante IGR no estado”, reforça.

Como associado ao CTMAM, o município passa a ser reconhecido pela Política Estadual de Regionalização, o que possibilita a obtenção de recursos para estimular a expansão do setor e garantir importantes avanços. Um desses recursos é o ICMS Turismo, regido pela Lei 18.030/2009. O município, também, precisa elaborar e implementar uma política municipal de turismo, possuir o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), constituídos e em regular funcionamento. Outro importante benefício é a possibilidade de fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

Bugre
De belezas naturais exuberantes, o município de Bugre atrai visitantes para a prática de esportes e para conhecer suas cachoeiras, serras, pedreiras, entre muitos locais e paisagens impressionantes. A Serra dos Bandeirantes, o Pórtico de entrada da cidade, a Pedra Negra, a Cachoeira dos Beijos, o Conjunto de Pedreiras Rio Branco/ Boachá e o Mirante São Lourenço são os principais atrativos de Bugre.

A necessidade de promover os atrativos turísticos foi o que motivou a Prefeitura de Bugre a associar-se ao Circuito, segundo o gerente de convênios Ordilei Rodrigues Silva. “Com a experiência do CTMAM, esperamos inserir Bugre no Mapa do Turismo Brasileiro e adquirir conhecimento necessário para desenvolver economicamente nossas atividades turísticas, de forma sustentável, regionalizada, envolvendo todos os nossos empreendedores nesse contexto”, detalha.

Divulgação
A Igreja de Nossa Senhora da Piedade é uma das atrações em Piedade de CaratingaA Igreja de Nossa Senhora da Piedade é uma das atrações em Piedade de Caratinga
Piedade de Caratinga
Terra do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, o município de Piedade de Caratinga guarda verdadeiros tesouros. A cidade tem clima típico de montanha, possui fazendas de rara beleza, que serão constituídas como hospedagem rural. Um projeto para criar a Serra das Flores está em andamento, sendo que já até existem grandes produtores de cafeicultura e hortifrutigranjeiros.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura de Piedade de Caratinga, Maria de Lourdes Valentim, o município vem buscando iniciativas que visam ao desenvolvimento do turismo e da cultura local. “Nosso propósito é aprimorar a interlocução, as experiências do setor turístico e cultural e sanar gargalos apresentados. Pretendemos elevar o ICMS para contribuir com o desenvolvimento de Piedade de Caratinga”, conclui a secretária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário