EXPO USIPA 2025 - 728X90

13 de maio, de 2022 | 14:18

Fabriciano apresenta queda na infestação de larvas e mosquitos transmissores de arboviroses

Divulgação
Os bairros com maior risco são Nova Tijuca, Santa Inês e Santa Terezinha I Os bairros com maior risco são Nova Tijuca, Santa Inês e Santa Terezinha I

Um novo Levantamento do Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano revela que a infestação de larvas e mosquitos na cidade caiu em relação aos dados colhidos em fevereiro deste ano. O índice de agora ficou em 1,7%. No começo do ano, a medição de infestação foi de 3,2%, informou a pasta.

O secretário, Ricardo Cacau, acredita ser fruto do trabalho intenso das equipes de Vigilância em Saúde, especialmente dos agentes de combate de endemias (ACEs) que se esforçaram muito para conter e combater os focos revelados pelo trabalho de campo. “Nossas equipes trabalharam intensamente e conseguiram diminuir as infestações de mosquito. Nós ficamos muito preocupados em fevereiro, porque o resultado gerou alerta. Agora, caiu drasticamente”.

Apesar da queda nos números, o município não pretende dar trégua no trabalho de enfrentamento às arboviroses. Para combater o vetor (Aedes aegypti) da dengue, zika e chikungunya, o único caminho é evitar água parada.

Bairros em perigo

Os dados do LIRAa são disponibilizados aos moradores em todos os canais da prefeitura e por meio da imprensa para que a população tome conhecimento da situação no local onde reside. Deve ficar alerta quem mora nos bairros Nova Tijuca (33%), Santa Inês (12,5%), Santa Terezinha I (12%), Pomar (7,7%), Amaro Lanari (7%), Caladinho de Cima (5,7%) e Jardim Primavera, (5,5%).

Já os moradores do Santa Rita (1,3%) e Aparecida do Norte (1,6%) se mobilizaram e as comunidades registraram os menores índices de infestação.

Reforço

No momento, centenas de combatentes estão em ação e devem eliminar grande parte dos inservíveis que acumulam água da chuva. São os participantes da II Gincana Mexa-se contra o mosquito. A competição organizada pela Secretaria de Governança da Saúde, e que envolve os 16 polos do programa na cidade, já tirou dos terrenos e lotes vagos pneus, garrafas, plásticos e até vasos sanitários em apenas uma semana de atividades. Cada item recolhido conta pontos para a equipe participante. Os vencedores ganharão uma viagem para a praia, além de materiais esportivos para reforçar as atividades físicas oferecidas gratuitamente nos polos. A gincana será encerrada dia 1º de julho com uma grande festa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário