11 de maio, de 2022 | 10:00

Inscrições vão até dia 15 para o Festival Internacional de Curtas

Paulo Lacerda
O Cine Humberto Mauro vai receber a mostra que reúne filmes de todos os gêneros - exceto publicitários e institucionaisO Cine Humberto Mauro vai receber a mostra que reúne filmes de todos os gêneros - exceto publicitários e institucionais
A Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa), por meio do Cine Humberto Mauro, prorrogam as inscrições do 24º FestCurtasBH - Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil.

Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2021 ou 2022 têm até próximo domingo (15) para se inscrever. O edital está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado, no site do FestCurtasBH e no site da APPA.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas, exclusivamente, por meio da plataforma on-line Shortfilmdepot ou pelo site do Festival Festcurtasbh. Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros - exceto filmes publicitários e institucionais - finalizados em formatos analógicos (35 mm e 16 mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de setembro, e a realização do festival segue programada para o período de 14 a 23 de outubro, no Cine Humberto Mauro.

Além das tradicionais Mostras Competitivas - Minas, Brasil e Internacional -, o festival conta com as Mostras Paralelas e Especiais, com diferentes propostas temáticas e estéticas. A programação terá sessões com recurso de acessibilidade, debates com realizadoras e realizadores, seminários, além da já tradicional oficina Corpo Crítico, que busca a formação de novos pensamentos críticos cinematográficos em diálogo direto com as obras exibidas no festival.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um júri oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de prêmio no valor bruto de R$ 5 mil.

Além dos prêmios oficiais do júri, todos os filmes selecionados que participam de mostras competitivas e paralelas concorrem ao prêmio do júri popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$ 3 mil.

O 24º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, tem patrocínio máster da Cemig, ArcellorMittal, Instituto Unimed-BH, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. Também tem patrocínio da MGS, viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário