Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de maio, de 2022 | 19:00

Coral Ars Nova retoma concertos presenciais e apresenta “Restauração”

No mês de maio, o Ars Nova Coral da UFMG marca seu retorno aos concertos presenciais com a apresentação “Restauração: O nosso canto é de fé, pacificação e cura”. As exibições acontecerão na quarta-feira (11), na Igreja da Boa Viagem, às 19h30, e na quinta-feira (12), no pátio aberto do Conservatório UFMG, às 20h30, em Belo Horizonte.

Duda Bona
Depois de dois anos de coros e mini concertos virtuais, o Ars Nova volta a se apresentar ao vivo para o públicoDepois de dois anos de coros e mini concertos virtuais, o Ars Nova volta a se apresentar ao vivo para o público
Desta vez, o coro trará, em seu repertório, diversas obras de quatro compositores diferentes. Algumas delas já foram apresentadas pelo coro em ocasiões anteriores, como é o caso dos cinco movimentos da obra “Five Negro Spirituals”, composta por Michael Tippett. Já outras, como “História di Jephte”, de Giacomo Carissimi, nunca haviam entrado na lista de partituras do coro.

A obra do compositor italiano, tema principal da apresentação, é um dos primeiros oratórios da história da música e é considerada uma das peças mais relevantes do Movimento Barroco. Classificado como gênero dramático que usa recursos da ópera - com exceção dos cenários e figurinos -, os oratórios visam explorar a performance de solistas, o acompanhamento de instrumental e a ação do coro como comentarista.

O maestro Lincoln Andrade, responsável pela seleção do repertório e pela regência do concerto, afirma que assim como o oratório de Jephte, baseada na história do antigo testamento da Bíblia, “todas as demais obras do repertório envolvem um contexto de guerra e desarmonia”. Segundo o regente, em paralelo ao cenário conflituoso, as composições selecionadas, também, se mostram como uma alternativa a favor da pacificação e da cura.

Retomada
“Restauração”, também, marca a retomada dos concertos presenciais do Ars Nova que, após cerca de dois anos em atividade remota, volta a apresentar-se publicamente em espaços físicos. Desde o início da pandemia, o coro se dedicou a manter o ritmo de trabalho através de mini concertos e coros virtuais, que uniam as gravações individuais de cada corista por meio da edição de vídeo. No total, foram publicadas 15 apresentações, com repertórios de sonoridades, temáticas e épocas diversificadas.

Vinícius Fernandes
O coral da UFMG selecionou repertório especial para o concerto: ''o nosso canto é de fé, pacificação e curaO coral da UFMG selecionou repertório especial para o concerto: ''o nosso canto é de fé, pacificação e cura"
O maestro Lincoln ressalta o planejamento por trás deste período de retorno: “tudo foi feito com muito cuidado, já que os ensaios aconteceram com o uso de máscara, álcool e espaçamento entre os coristas. Nos primeiros ensaios, tivemos no máximo nove pessoas ocupando a sala, e isso só foi possível devido à seleção de um repertório que permitiu a reunião dos naipes vocais de forma separada e revezada. A gente sabe que a restauração é lenta e estamos em retorno há apenas dois meses, mas esperamos que o público entenda que as coisas vão se reconstruindo de pouco em pouco”, reforça.

Além das obras citadas, o público também acompanhará a performance de “Ave Maria”, do brasileiro Heitor Villa-lobos, e as obras “Kyrie Eleison” e “Glória”, escritas pelo compositor britânico Giles Swayne. Com entrada franca, o concerto tem duração prevista de uma hora e exige o uso de máscara. Mais informações podem ser encontradas pelo Instagram @arsnovacoraldaufmg.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário