10 de maio, de 2022 | 14:20

Ipanema promove mais uma edição da Festa do Queijo

Divulgação
A última edição foi realizada em 2019, antes da pandemiaA última edição foi realizada em 2019, antes da pandemia

Nos dias 16, 17 e 18 de junho, será realizada a 12ª edição da Festa do Queijo, em Ipanema. Conforme a administração municipal, organizadora do evento, a cidade já detém o recorde de maior queijo do mundo, e este ano a expectativa é de que a iguaria alcance cerca de 2.400kg. Na última edição, realizada em 2019, antes da pandemia, o recorde foi de 2.284kg para o queijo, 828kg para o doce de leite, e 1.150 litros para a queimadinha. Para a pesagem do queijo e do doce de leite, a auditoria será realizada pelo Rank Brasil.

No dia 18 de junho, um sábado, o queijo e o doce de leite desfilarão pela cidade em carro aberto e em seguida serão cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau.

O queijo e a queimadinha serão produzidos pelo Laticínio Delbom, e a produção do doce de leite gigante ficará por conta da fábrica de doces Nhá Nair.

Além das iguarias gigantes, a Festa do Queijo terá outros atrativos.

A cozinha móvel do Senac ficará estacionada na praça principal da cidade, entre os dias 13 e 18 de junho, sob o comando de um professor, que oferecerá minicursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite.

A festa contará também com shows de talentos da região e show nacional com o cantor Tierry.

Produção

Para a produção do queijo, serão gastos 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O queijo é produzido em um único dia, no entanto, seu período de maturação é de seis dias.

Já o doce de leite, levará aproximadamente 1.600 litros de leite em sua produção, 440 quilos de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Seu tempo de fabricação é de dois dias, e ele será produzido na semana do evento. A estimativa é de que o doce também bata seu próprio recorde e atinja cerca de 900kg.

Para a fabricação da queimadinha, serão gastos aproximadamente 1.200 litros de leite e açúcar. Ela será produzida no dia do evento e armazenada em um bule de aço inox com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joice de Bortoli

11 de maio, 2022 | 10:13

“Muito interessante essa festa. Não tinha conhecimento dela. Bem criativa e envolvente pra comunidade em geral. Parabéns a todos envolvidos no acontecimento !!!!”

Envie seu Comentário