09 de maio, de 2022 | 14:55

Biblioteca pública de Ipatinga completa 56 anos de fundação

Divulgação
A Biblioteca fica localizada na rua Mariana, 119 - CentroA Biblioteca fica localizada na rua Mariana, 119 - Centro

Criada em 1966, apenas dois anos após a emancipação de Ipatinga, a Biblioteca Municipal “Zumbi dos Palmares” completa 56 anos de fundação nesta segunda-feira (9). Com um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares, além de computadores para consultas, sala climatizada com acesso à internet e rede wi-fi, o local recebe, a cada mês, um público de cerca de 1.500 pessoas, destaca a administração municipal de Ipatinga.

Àqueles que ainda não estão inteirados, a gerente da repartição, Graziella Matos, recomenda que os munícipes tomem conhecimento dos serviços ofertados pela Biblioteca e explica como se filiar: “Para ser sócio, o leitor deve preencher alguns requisitos, como ser residente na cidade, na Região Metropolitana do Vale do Aço ou municípios próximos que comprovem vínculo com Ipatinga. Além deste comprovante de residência, basta apenas apresentar RG ou certidão de nascimento e uma foto 3x4”.

Este registro na instituição e a obtenção da carteireinha de sócio são importantes porque constituem requisito básico para liberação de algum material como empréstimo domiciliar. O prazo máximo de empréstimo dos livros é de 14 dias e o cadastro é simples e rápido.

A Biblioteca fica localizada na rua Mariana, 119 – Centro. Hoje identificado como Centro Cultural Municipal, o prédio abriga também outras atividades, relacionadas às artes cênicas e à música. O horário de funcionamento é das 8h às18h, de segunda a sexta-feira.

Acervo e público
A Biblioteca Municipal “Zumbi dos Palmares” tem seu acervo composto por obras literárias para os públicos infantil, juvenil e adulto, inclusive em braile. A frequência maior é de estudantes, candidatos de concursos, funcionários públicos e comerciários, além de alunos das Escolas TOM e EMAC.

O governo local salienta que grande parte dos exemplares existentes na biblioteca são fruto de doações realizadas pela população. E as escolas, municipais e privadas, interagem bastante com a unidade em suas demandas de trabalhos.

Para ter acesso à plataforma digital da Biblioteca Municipal basta acessar o site da Prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário