 
            06 de maio, de 2022 | 09:21
Mercado espera alta de 12% no preço da gasolina e de 24% no diesel
Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) prevê dificuldades, caso preços não sejam reajustados à realidade do mercado
Alex Ferreira/Arquivo DA
 Importadores preem dificuldades, caso preços dos derivados não sejam reajustados em breve
Importadores preem dificuldades, caso preços dos derivados não sejam reajustados em breve 
 Importadores preem dificuldades, caso preços dos derivados não sejam reajustados em breve
Importadores preem dificuldades, caso preços dos derivados não sejam reajustados em breve A Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) prevê que a Petrobras deverá reajustar o preço dos combustíveis em breve.
A projeção é que haja um reajuste de 12% no preço da gasolina e de 24% no diesel, que corresponderiam à diferença entre os preços praticados no mercado brasileiro e externo. Sem o reajuste, os importadores temem que haja dificuldades de abastecimento.
O presidente da Abicom, Sérgio Araújo, explicou que: o mercado espera ações da Petrobras alinhadas com seu discurso de necessidade de preços alinhados ao mercado, para evitar desabastecimento e dar segurança para que sejam realizados os investimentos necessários”. A informação foi publicada nesta quinta-feira (5) pelo jornal Correio Brasiliense.
O preço médio do litro da gasolina comum no Brasil hoje é de R$ 7,283, já do óleo diesel é de R$ 6,610, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente a semana de 24 a 30 de abril. Os preços variam de cidade para cidade.
O último ajuste de preços pela Petrobras ocorreu em 10 de março, quando preço da gasolina passou a acumular alta de 24,5% em 2022 e o preço do diesel passou a acumular alta de 35%.
Impactos na economia
A disparada nos preços do Diesel nos últimos dois anos em impacto direto em vários setores da economia. Um deles é o de transportes urbanos. As concessionárias têm reivindicado a correção nos preços das tarifas, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.
No Vale do Aço, por exemplo, desde março a Saritur, que detém concessões em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano reivindica correção de 31,26% no preço da passagem em Timóteo e em Coronel Fabriciano, conforme ofício entregue às prefeituras. Se aplicado o índice sobre os atuais R$ 4,20, a passagem iria para R$ 5,51. As empresas afirmam que a tarifa técnica mínima precisaria ser de R$ 5,38.
Petrobras anuncia lucro de R$ 44,5 bilhões no primeiro trimestre de 2022
Nesta quinta-feira (5), a Petrobras anunciou que teve lucro líquido de R$ 44,5 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O resultado representa 3.000% de rentabilidade em comparação com o mesmo trimestre de 2021, quando a estatal teve um ganho de R$ 1,3 bilhão.
A receita de vendas da estatal foi de R$ 141,6 bilhões no primeiro trimestre, segundo o balancete. Cerca de 80% dos ganhos do período foram provenientes das atividades de Exploração e Produção (E&P) e 20% decorrem de ganhos provenientes dos demais segmentos, como refino.
Este resultado financeiro deve-se ao fato de termos agora uma Petrobras saneada, que reduziu os encargos com pagamento de dívida, investe com responsabilidade e opera com eficiência. Por isso, é possível gerar esse retorno importante para o acionista, em especial a sociedade brasileira, representada pela União. Tudo isso gera desenvolvimento econômico em toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e arrecadação de tributos para o país”, destaca o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho.
Para onde vai o lucro da Petrobras?
O principal acionista da Petrobras é a União, com 28,6% do capital social da empresa. O governo também detém participação na companhia via BNDESPar, com 6,9%, e BDNES, com 1% das ações.
Em 2021, do lucro de R$ 106,6 bilhões auferido pela companhia, R$ 37,3 bilhões foram pagos ao governo federal na forma de dividendos. O recurso entra no caixa do Tesouro Nacional.
Em fevereiro deste ano a Petrobras também anunciou o pagamento de R$ 37,3 bilhões em dividendos aos acionistas minoritários. Dividendos representam uma participação do acionista nos lucros de uma empresa, e são distribuídos proporcionalmente à quantidade de ações que o investidor possui. De acordo com a Lei das S.A., as empresas de capital aberto têm que distribuir no mínimo 25% dos seus lucros a acionistas.
Apenas no primeiro trimestre deste ano, a Petrobras pagou quase R$ 70 bilhões em impostos, royalties e participações para o governo federal, um valor superior ao lucro líquido auferido no período. (Com informações da Petrobras e Agência Brasil)
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Adir Ventura de Souza
09 de maio, 2022 | 15:16Fora e nunca mais volte bolsonarioooooooo”
Adir Ventura de Souza
09 de maio, 2022 | 15:15Fora Bolsonaro foraaa cara já chegaaaa”
Paulo
06 de maio, 2022 | 18:48E ainda acha uns manes pra fazer motociata, carreta pra presidente. Só no Brasil que povo idólatra político. Por isso se acham deuses e não funcionários do povo.”
Shesheu
06 de maio, 2022 | 18:07Isso, e em todos os feriados os capachos vão pra rua defender esse desgoverno!
Prezado JoJo da Verdade, só uma coisa: até o câncer que é uma coisa maligna, cresce. Porque teremos de aceitar sermos roubados, e optar por uma vida medíocre.
Acho melhor, aprendermos a votar.”
Edimir Rodrigues
06 de maio, 2022 | 13:15Lucro líquido de 44 bilhões de reais as custas do nosso sangue.”
Marcos Vasconcelos
06 de maio, 2022 | 12:16Combustível está com preço defasado mesmo. Por isso que a Petrobras teve lucro líquido de 45 bilhões no 1° trimestre. Eh Brasil!”
Jojo da Verdade
06 de maio, 2022 | 09:47Tem que aumentar mesmo, rua lotado de carro e moto, gasolina deveria ser ao menos 12,00 o litro e diesel 10,00. Vcs imaginem se a gasolina fosse 4,00, misericórdia, as ruas, as BRs não iriam caber de veículos, ninguém quer andar a pé ou de bicicleta.
Eu mesmo, só ando a pé, deixa istorar o preço, vamos BOZO, aumento rapido”
Edimir Rodrigues
06 de maio, 2022 | 09:45Desta forma qualquer empresa dá lucro, as custas do sangue do povo.”