04 de maio, de 2022 | 09:15

Mudança de estação pode trazer novos casos de covid-19

Arquivo DA
Aumento de casos da doença pode ocorrer nos próximos meses Aumento de casos da doença pode ocorrer nos próximos meses

Com a chegada do outono, a perspectiva é que novos casos de covid-19 sejam registrados. Isso porque doenças respiratórias são comuns durante períodos com temperaturas mais amenas. A infectologista que atua em Ipatinga, Carmelinda Lobato, orienta sobre como se comportar nesse período, de modo a evitar a contaminação.

Carmelinda Lobato aponta que existe sim a possiblidade de novos casos de covid, porque com temperaturas mais amenas, ocorre o favorecimento da transmissão de vírus. “Essa é uma preocupação que existe, tanto para influenza, como para o vírus da covid-19, cuja transmissão principal é por meio da via respiratória. Neste período é importante o fortalecimento da imunização da influenza e da covid”, aponta.

Segundo a médica, o percentual de vacinados deve estar sempre em elevação. Em Ipatinga, informa, a proporção de imunizados está acima de 80%. “E quanto maior, melhor. Como já disse, é importante sim as pessoas vacinarem contra influenza e covid, principalmente pessoas do grupo de risco. A vacinação de crianças, infelizmente, está bem abaixo daquilo que precisamos. Ainda tem uma resistência de muitas famílias ou alguma dificuldade de levar as crianças para vacinar. Muita gente acha que é desnecessário a vacinação deste grupo contra covid, mas não é verdade. Observamos que muitas crianças podem evoluir para as formas graves da doença e a principal razão de estarmos vacinados contra covid é para evitar isso”, alerta Carmelinda.

Cinturão de imunidade

A infectologista reitera que a vacinação infantil é importante, porque quanto mais gente vacinada, maior e mais forte o cinturão de imunidade no município. Ela relata que 50% da população infantil, em média, está vacinada até o momento, percentual que precisa melhorar, principalmente durante o período em que há um risco maior de transmissão de vírus respiratório.

“A população precisa seguir firme, sabendo que vamos sempre ter circulação do vírus da covid em nosso meio e que todos nós precisamos fazer nossa parte. É importante a imunização contra covid-19, tomar as doses habituais, de reforço e adicionais, como orientado pela Secretaria de Saúde. Outra coisa que precisamos praticar em nossa cultura é que, toda vez que a pessoa apresentar sintomas gripais, que fique isolada, use máscara. Desta forma vamos evitar a contaminação de outras pessoas e evitaremos que a covid volte a ser o grande problema que enfrentamos nos últimos anos”, salienta.

Possíveis complicações

Em entrevista concedida à rádio Itatiaia de Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, falou a respeito da possibilidade de aumento de casos da covid-19 durante o outono e inverno. “A gente está observando e não tem nenhum fator que nos preocupe nos próximos dias. O que que vai acontecer? Não podemos ficar tão preocupados, mas deve ter um aumento de casos no decorrer dos próximos meses, por ser um mês de outono para o inverno. Mas o importante é que o número de casos como nós tivemos em janeiro e fevereiro com a [variante] ômicron, 500 por dia, isso provavelmente não vai acontecer”, destaca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer

04 de maio, 2022 | 09:17

“Novos casos de Covid ou de gripe / resfriado ? ou será que a gripe e o resfriado deixaram de existir ?”

Envie seu Comentário