03 de maio, de 2022 | 17:00

Obras: veja as principais máquinas para construção e a funcionalidade de cada uma delas

As grandes empreiteiras são responsáveis por obras de maior porte, o que faz com que sejam necessárias boas máquinas para construção. Entretanto nem sempre as pessoas que estão trabalhando conhecem as funções de cada uma delas e isso é um fator muito importante para o bom desenvolvimento de uma obra e o uso correto destes equipamentos.

É importante ressaltar que, para que os objetivos da empresa sejam alcançados, é de extrema importância que os funcionários sejam muito bem qualificados e instruídos e que o maquinário usado tenha uma boa qualidade. Pensando dessa forma, leia o artigo até o fim, para entender melhor sobre as máquinas usadas para construção.

Rolo Compactador



Esse tipo de equipamento é mais específico para a etapa de compactação de diferentes tipos de terras, como por exemplo, de uma rua ou rodovia que acaba de ser asfaltada. O rolo compactador também tem como principal uso a terraplanagem, aqui a ideia é compactar a terra de forma que os vazios que constem nela sejam preenchidos, o que aumenta a sua capacidade de suporte.

Quando se fala da compactação do asfalto, ele suprime alguns outros materiais, como, por exemplo, a brita e o próprio asfalto. Os rolos compressores mais usados do mercado são: rolo liso, pé de carneiro, tandem, combinados, pneumáticos, tecnologia oscilatória e vibratórios.

Escavadeira



Outro tipo de máquina presente nas construções é a escavadeira, ela também pode ser conhecida como pá mecânica ou escavadora. Ela é bastante usada na etapa de remoção de terra, escavação do solo e também retirada de aterro. Ela é considerada uma máquina bastante forte devido ao seu sistema hidráulico que a torna apta para realizar tanta força e escavar.

O óleo que é encontrado no interior desse tipo de maquinário é bombeado para os diferentes pistões que esse maquinário possui. Enquanto isso, outro pistão é acionado, o que dá ainda mais força para a escavadeira. Além de tudo isso, em sua estrutura ela ainda conta com as esteiras, as lanças, os chassis e também uma caçamba.

Motoniveladora



Esse modelo também pode ser chamado de niveladora de estrada ou auto patrol. Sua principal funcionalidade é preparar a superfície e, em alguns casos, ela também pode criar superfícies transversais e inclinadas. Ela é muito utilizada na construção civil em ampla escala, principalmente para o nivelamento de estradas.

Empilhadeiras



Outro maquinário muito usado e que pode ser também considerado bastante versátil são as empilhadeiras. Existe uma variedade muito grande delas, isso porque elas podem ser utilizadas em diferentes ambientes e carregar diferentes tipos de carga, o que a torna muito importante quando se trata de construção. As mais conhecidas são as Toyota empilhadeiras.

Elas têm como principal função realizar o transporte de carga e também o içamento das mesmas. Elas podem ser elétricas, a combustão (a gás ou a diesel), portuárias ou manuais. Cada uma delas é específica para um tipo de local e de carga também. Por isso a necessidade de o comprador saber qual a melhor para o seu tipo de uso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário