Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de abril, de 2022 | 20:09

Conselho de Ética aprova por unanimidade cassação do deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei

Reprodução Twitter
O deputado Arthur do VAl chegou a postar fotos ao lado de garrafas de bebidas, supostamente, para fazer artesanalmente as bombas incendiárias chamadas de coquetéis molotovO deputado Arthur do VAl chegou a postar fotos ao lado de garrafas de bebidas, supostamente, para fazer artesanalmente as bombas incendiárias chamadas de coquetéis molotov

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (12), a cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil), o “Mamãe Falei”. O processo ainda precisa passar pelo plenário da Casa Legislativa.

Enquanto viajava para a Ucrânia, para suposto enfrentamento aos russos, o deputado paulista teve áudios vazados dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Agora, o caso será votado em forma de projeto de lei pelo plenário da Alesp.

Durante a sessão, o relator do caso, Delegado Olim (PP-SP) classificou o teor dos áudios vazados de do Val como “sexista e misógino".

Em sua defesa, Mamãe Falei disse que o processo de cassação não é por conta do que foi falado, e sim por quem falou. Do Val afirmou ser odiado “institucionalmente” pela Casa. Antes da votação no conselho, nesta terça-feira, o parlamentar disse reconhecer que será mesmo cassado, mas ameaçou que vai cair arrastando outros com ele, sem detalhar o que falava.

Polêmica internacional

Em viagem à Ucrânia para supostamente acompanhar a guerra com a Rússia, o deputado estadual paulista gravou áudios dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Sobre uma fila de refugiadas do conflito, ele afirma só ter “deusa”. Em outro momento, diz que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.

“É sem noção, cara, é inacreditável, é um bagulho fora de sério. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. Eu tô mal, to triste porque é inacreditável”, declarou do Val.

Depois do vazamento de suas mensagens, deputados estaduais de São Paulo assinaram uma representação contra Mamãe Falei, que foi enviada para o Conselho de Ética. O episódio envolvendo Mamãe Falei teve repercussão internacional e, internamente, variados segmentos, mesmo alguns que se autodenominam "conservadores", reprovaram a atitude do parlamentar.

Em 18 de março, o Conselho de Ética da Alesp aceitou as 21 representações que pedem a cassação de Arthur do Val por “quebra de decoro parlamentar”. Hoje, por unanimidade, o conselho aprovou o pedido de cassação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário