Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de abril, de 2022 | 17:04

Bet365 Stadium, um espaço fundamental para Stoke-on-Trent

Divulgação
Britannia Stadium é o estádio oficial do Stoke City FCBritannia Stadium é o estádio oficial do Stoke City FC

Em todas as cidades, independentemente do país onde estiverem localizadas, existem espaços que, devido à importância que têm para seus habitantes locais, viraram uma espécie de ícones do lugar. O Bet365 Stadium é um claro exemplo deste fenômeno.

Previamente denominado Britannia Stadium, ele é o estádio oficial do Stoke City FC, o time que representa a cidade de Stoke-on-Trent, no município de Staffordshire, na Inglaterra. A mudança do nome foi feita no dia 1 de junho do ano de 2016.

A troca de nome tem a ver com as autoridades presidenciais do clube, que são Peter e John Coates. Além de ter esta posição na instituição esportiva, eles também estão por trás do êxito de uma das companhias de apostas online mais reconhecidas do mundo, a Bet365, sendo Peter o criador e John o atual CEO da empresa.

Neste artigo vamos conhecer um pouco das origens e trajetória histórica do estádio e qual é a infraestrutura com a que conta neste momento.

A história do Bet365 Stadium



Para falar sobre este estádio não podemos deixar de lado o Victoria Ground, que foi a sede oficial do Stoke City desde 1878 até 1996, quando o presidente Peter Coates decidiu mudar o local do clube para o Britannia Stadium.
O motivo da mudança esteve relacionado com o Relatório Taylor, uma regulamentação inglesa surgida depois de um desastre acontecido em um encontro de futebol no qual 95 torcedores do Liverpool FC faleceram por falta de controles.

A nova normativa estabeleceu que todos os clubes que fizessem parte das duas primeiras divisões deveriam ter um estádio com possibilidade de ter assentos para todos os espectadores. Embora as modificações no Victoria Ground começaram a ser feitas, o presidente preferiu trasladar a sede para o então Britannia Stadium.

As inversões para construir um estádio ajustado à normativa Taylor foram de 15 milhões de libras esterlinas. A construção finalizou em 1997 e foi também nesse ano no qual o Estádio Britannia abriu suas portas pela primeira vez, tendo Sir Stanley Matthews, uma estrela do futebol inglês para dar abertura ao jogo.

Nessa época, o atual presidente Coates se afastou da instituição, mas voltou a ela em 2006, momento no qual obteve a propriedade total do clube e do estádio. Portanto, o nome do local esportivo foi mudado para Bet365 Stadium em junho deste ano.

A infraestrutura do Bet365 Stadium



Como falamos anteriormente, as obras de construção deste estádio começaram em 1996 e finalizaram em 1997, custando ao redor de 15 milhões de libras esterlinas. Atualmente o prédio tem capacidade para 30089 torcedores que podem ser divididos em quatro arquibancadas: Oeste, Leste, Sul e Boothen.

Os camarins, a sala de reuniões, os escritórios, a bilheteria e a loja do clube estão localizadas entre as arquibancadas Oeste e Sul.

No ano de 2006 se realizaram trabalhos na rodoviária A50 para permitir o acesso direto ao Bet365 Stadium vindo da direção leste, que envolveram a construção de uma ponte sobre a estrada. Esta obra de construção facilitou o ingresso dos espectadores e reduziu os problemas de tráfego na saída do estádio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário