07 de abril, de 2022 | 10:00
Jornalismo digital está em debate no Dia do Jornalista
Reprodução
O programa de Andresa Boni e o livro de Carlos Monforte falam sobre o atual momento da profissão, que vive a era digital
O programa de Andresa Boni e o livro de Carlos Monforte falam sobre o atual momento da profissão, que vive a era digitalNesta quinta-feira (7), data em que se comemora o Dia do Jornalista, o programa Opinião, com apresentação de Andresa Boni, a partir das 20h30, na TV Cultura, fala sobre o atual momento da profissão, que vive a era digital. A apresentadora conversa com especialistas sobre os impactos das fake news nas empresas de comunicação e na sociedade: o jornalista Carlos Monforte, autor do livro "O papel do jornalismo sem papel", a professora de comunicação e semiótica da PUC-SP, Lucia Santaella, e o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Eugênio Bucci.
Livro
Um dos primeiros âncoras do telejornalismo brasileiro, o jornalista Carlos Monforte começou a carreira na década de 1970. Atuou em jornais, como A Tribuna” e O Estado de S. Paulo”, e viu o surgimento e a expansão das mídias digitais, que agora colocam em cheque o exercício da profissão.
Em O Papel do Jornalismo Sem Papel”, lançado pela Matrix Editora (208 páginas), Monforte levanta o debate sobre o impacto da internet nas redações. Afinal, somente em 2021, o declínio no número de jornais impressos foi de 13,6%, confirmando a tendência de queda registrada há anos nas tiragens dos principais periódicos brasileiros.
O principal debate levantado na obra é a relação entre a internet e a veracidade das informações que circulam a todo momento. Para o autor, a busca pela credibilidade é o único caminho para combater fake news” e distorção de fatos. Monforte acredita que o jornalismo seguirá essencial para a defesa da democracia. Neste sentido, o autor defende o potencial de renovação do profissional para se manter como personagem essencial no debate e na disseminação dos temas de interesse público.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













