05 de abril, de 2022 | 09:09

Unidades da 12ª RPM recebem pistolas de emissão de impulsos elétricos

Divulgação
Arma não letal será distribuída às frações da 12ª Região de Polícia MilitarArma não letal será distribuída às frações da 12ª Região de Polícia Militar

Em solenidade nesta segunda-feira (4), no auditório do 14º Batalhão em Ipatinga, o Comando da 12ª Região de Polícia Militar recebeu 40 pistolas de emissão de impulsos elétricos, que serão destinadas às frações do 14ºBPM, 26º BPM, 58º BPM, 17ª CIA PM IND e 21ª CIA PM IND.

O armamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal Subtenente Gonzaga e visa imobilizar um indivíduo abordado por meio de uma descarga elétrica.

O comandante da RPM, Coronel Juliano Fábio Lemos Dias, durante entrevista, explicou que essa pistola é um instrumento de menor potencial ofensivo e que será muito eficiente na rotina policial.

"Evita usarmos força ou armamento letal contra pessoas que estão em surto ou apresentam algum tipo de resistência. Essas 40 armas serão distribuídas para 32 cidades, com isso fechamos com os nossos 97 municípios contemplados, já que cidades na área do 11º BPM e 62º BPM já receberam”.

O coronel acrescentou que a pistola de emissão de impulsos elétricos tem, normalmente, um alcance de cinco metros. O modelo entregue na solenidade emite impulsos durante 5 segundos após acionamento e, depois disso, a arma corta a emissão de voltagem, o que evita até mesmo acidentes de trabalho no decorrer da ação policial. Todos os militares que receberam a arma também terão um treinamento.

O deputado Gonzaga ressaltou a importância da pistola de impulsos para o policial que está nas ruas, já que ela evita o uso de munição letal em alguns casos. Para a 12ª Região de Polícia Militar foram destinados 102 equipamentos. “Esse armamento vai evitar que muitos militares vão às barras da Justiça, porque ele visa imobilizar o agressor de forma que reduza a lesão, e promove uma maior segurança do militar que está atuando e das pessoas que estão no entorno”.

Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos Guimarães

05 de abril, 2022 | 13:14

“"Agora a bandidagem vai tremer"

Nos Estados Unidos em 2018 a Policia matou 1081 pessoas com o Taser, e que foi usado tanto em delinquentes quanto em cidadãos de bem em manifestações.
E se a pessoa a ser contida for paciente cardíaco? E se essa pessoa estiver usando um marcapasso ou Stent? A PM vai perguntar antes de acionar a tecla do gatilho?
Armas não letais, também matam. É igual veneno, depende da dosagem.”

Frederico

05 de abril, 2022 | 12:05

“Sou a favor deste armamento para determinados casos,mas a partir do momento que delinquente troca tiros com a polícia, é chumbo que resolve,eu sugiro que o policial use a de fogo junto.”

Thcr

05 de abril, 2022 | 11:01

“Pessoal com o sorriso meio amarelo... compra Glock igual da PRF pra PM... seria melhor!”

Envie seu Comentário