04 de abril, de 2022 | 20:00

Cantora mergulha no universo feminino sagrado das rezadeiras

Sérgio Caddah/Divulgação
Aos 82 anos, cantora Áurea Martins celebra sua ancestralidade em álbum com participações de Projota, Flaira Ferro, Arlindo Cruz, entre outrosAos 82 anos, cantora Áurea Martins celebra sua ancestralidade em álbum com participações de Projota, Flaira Ferro, Arlindo Cruz, entre outros

Em “Senhora das Folhas” (Natura Musical), disco que chegou às plataformas digitais no emblemático 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a cantora Áurea Martins, aos 82 anos, encarna o feminino curador em canções que homenageiam rezadeiras, curandeiras e benzedeiras do Brasil, mulheres-matriz fundamentais no esgarçado tecido social deste país profundo.

No repertório, incelenças do sertão de Minas Gerais e bendito medieval ganham roupagem luxuosa e camerística que reúne viola caipira, violoncelo e viola da gamba, que se unem a canções ultrajovens, como “A Rezadeira”, do rapper Projota, e “Ponto das Caboclas de Camila Costa”. Há, também, um canto do povo Parakanã e um poema da etnia Macuxi, sambas de recôncavo e do Rio de Janeiro, compondo um disco surpreendente e contemporâneo, reverente e iconoclasta, que tece como num bordado o diálogo entre os imaginários urbano e rural do país.

Ao unir os vários Brasis e as duas pontas da vida, Áurea visita sua ancestralidade e ganha o terreiro do qual é rainha por herança e direito: o solo fértil das miscigenações afro-indígenas, caboclo encantadas, orixás-pajé, recebendo de braços abertos o novo. O disco faz contato com a nossa essência formativa e ilumina o lugar da mulher como protagonista e guardiã dos saberes deste país diverso. Estabelecendo a possibilidade real de elevar a potência do seu alcance na cena nacional, para ser universal, Áurea fala da sua aldeia.

Como disse certa vez o saudoso poeta e compositor Aldir Blanc: “E nossa própria alma nunca se redimirá sem a voz sagrada de Áurea Martins”. O algum “Senhora das Folhas” foi gravado e produzido na Biscoito Fino e com patrocínio da plataforma Natura Musical. Mais informações: Miriam Roia | (21) 99142-0018; Vivi Drumond | (21) 98756-7742.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário