01 de abril, de 2022 | 15:12
Iniciadas obras de ampliação do sistema de esgoto em Timóteo e Coronel Fabriciano
As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que vão beneficiar moradores de Timóteo e Coronel Fabriciano, tiveram início nesta semana, conforme divulgado pela Copasa. Com investimentos da ordem de R$ 30 milhões, a previsão é que as intervenções sejam concluídas em 24 meses.
Segundo a Copasa, de 2017 a 2019 já foram investidos cerca de R$ 104 milhões no sistema e, com este novo empreendimento, os investimentos nas duas cidades totalizarão R$ 134 milhões.
Em Coronel Fabriciano, as obras contribuirão para a despoluição dos córregos Caladão, Caladinho e São Domingos. As intervenções devem contemplar a implantação de 401 metros de redes coletoras (tubulações implantadas em vias públicas para coletar o esgoto das residências, comércios e indústrias); 18.691 metros de interceptores (tubulações que recebem o esgoto das redes coletoras, geralmente localizadas nas margens dos rios); 229 novas ligações prediais de esgoto (ligação da rede de esgotamento domiciliar à rede coletora); além de 5.460 metros de redes coletoras auxiliares para interligação das ligações prediais que margeiam os córregos aos interceptores de esgoto.
Já em Timóteo, serão implantados 11.094 metros de redes coletoras de esgoto; 321 ligações novas ligações prediais de esgoto; uma estação elevatória de esgoto no bairro Nova Esperança; além da duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Limoeiro, que terá capacidade para o tratamento de 100% dos esgotos gerados nas cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano.
Com essa importante obra, a Copasa vai ampliar, em Timóteo, 11% da cobertura do tratamento de esgoto, beneficiando cerca de 10 mil moradores. Já em Coronel Fabriciano, o tratamento de esgoto será ampliado em 35%, o que beneficiará cerca de 40 mil pessoas. Investir em um sistema de esgotamento sanitário é relevante, pois oferece bem-estar, qualidade de vida e saúde para a população, além da melhoria das condições ambientais, principalmente na despoluição de córregos e rios que cortam as cidades. A execução desta importante obra confirma mais uma vez, o compromisso da Copasa junto aos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço”, explica o superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE), Albino Campos.
Benefícios
Além de contribuir para a erradicação de doenças de veiculação hídrica, o controle da proliferação de vetores e a melhora do Índice de Desenvolvimento Humano IDH a ampliação do sistema vai gerar empregos diretos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















