01 de abril, de 2022 | 14:47
Unileste entrega cadeiras de rodas adaptadas na região
Divulgação
Centro de Reabilitação do Unileste leva mobilidade e inclusão a pacientes com entrega de cadeiras de rodas adaptadas

Foi realizada, ao longo da semana, a entrega de 160 equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho. A iniciativa é do Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual CER II, localizado no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), e proporciona mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência física das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga, informou a instituição de ensino.
Antes da fabricação dos equipamentos, os pacientes passaram por um diagnóstico no qual foi avaliado o tipo de cadeira mais adequada, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos, entre outros. É muito importante que o meio auxiliar de locomoção atenda as particularidades funcionais e terapêuticas de cada paciente. O equipamento sob medida, adaptado, além de viabilizar a locomoção do indivíduo, proporciona mais autonomia, inclusão e melhora a qualidade de vida do cadeirante”, destaca o enfermeiro e coordenador do CER II, Diogo Emerick.
A entrega emocionou Magda Sueli Coelho Garonci, mãe da paciente Thaynara Micaelly Garonci, que é acompanhada pelo CER II desde 2009. A cadeira de rodas, feita especialmente para Thaynara, vai dar a ela um conforto maior para alimentação e deslocamento, além de auxiliá-la também na correção da postura. Antes, a alimentação dela era um momento de preocupação, pois a cadeira que ela usava não era adaptada e isso a fazia escorregar durante a refeição, causando engasgos. Com a cadeira de rodas adaptada com a mesa de atividades vai ficar tudo mais prático e adequado”, observa Magda.
Já pacientes com patologias físicas severas como tetraplegia, doença neuromotora, distrofia muscular, miopatias congênitas, entre outras, são indicados ao uso da cadeira de rodas motorizada. Para a indicação, o paciente é submetido a uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar composta por neurologista, ortopedista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Serviços
Para iniciar um tratamento no Centro, os interessados precisam ter em mãos o Encaminhamento ou Tratamento Fora de Domicílio TFD emitido pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar cópias de documentos de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência e entregar no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente para autorização e início do tratamento.
O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Mais informações pelo telefone (31) 3846-5585.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]