26 de março, de 2022 | 09:30

Em passagem por Ipatinga, pré-candidata do PCB ao governo de Minas aponta prioridades, caso seja eleita

Divulgação
A pré-candidata Renata Regina é doula, jornalista e fotógrafa A pré-candidata Renata Regina é doula, jornalista e fotógrafa

A pré-candidata do PCB ao governo do estado, Renata Regina de Abreu Rodrigues, esteve em Ipatinga e conversou com o Diário do Aço sobre suas prioridades, caso seja eleita. A vinda de Renata à região foi motivada pelas atividades do centenário do partido e que teve programação na cidade, na última quinta-feira (24).

Doula, jornalista e fotógrafa, Renata pontua que a decisão de concorrer ao cargo se deu pela necessidade de uma candidatura que se coloque efetivamente como oposição ao governo Romeu Zema (Novo) e também a Alexandre Kalil (PSD), que deixou a Prefeitura de Belo Horizonte nesta sexta-feira (25), quando anunciou sua pré-candidatura ao posto de governador. “Ambos desenvolvem uma política neoliberal e promovem privatizações e retiradas de direitos dos trabalhadores. A classe trabalhadora mineira, juventude, mulheres, povo negro, povo trabalhador, precisa de alternativa popular e revolucionária”, avalia.

Para Renata, é preciso reverter retrocessos e derrotar o neoliberalismo, em todo o estado e Brasil, e avançar na construção de mecanismos de poder popular. “Neste sentido, apresentamos nossa pré-candidatura, onde, por meio de intenso diálogo, atuação e organização cotidiana na luta da classe trabalhadora, vamos apresentar e debater coletivamente nossas propostas ao governo do estado”, adiantou.

Mudança

Questionada sobre o que pode ser feito em prol do povo mineiro, a pré-candidata afirmou que é possível e necessário fazer diferente do que vem sendo feito. “Precisamos barrar esse regime de recuperação fiscal que estão tentando aprovar. Não podemos aceitar esse regime de austeridade no estado, pois compromete a qualidade do serviço público e o trabalho do servidor. Precisamos barrar esses processos de tentativa de privatização das nossas empresas públicas, como Cemig e Copasa, não podemos aceitar que essa privatização seja realizada no nosso estado, porque pode levar a aumentos ainda maiores nas tarifas e comprometer o acesso do povo trabalhador”, salientou.

Prioridades

Caso eleita, Renata Regina assegura que suas prioridades serão garantir a participação ativa e efetiva da população nas decisões do governo do estado; valorizar os serviços e servidores públicos; fortalecer instituições de ensino superior, como Uemg e Unimontes; garantir o pagamento do piso salarial da educação; abertura de concursos para reposição de pessoal e fim do regime de contratações.

“Vamos trabalhar para construir outra relação entre governo e mineração, principalmente no que diz respeito a tributos e garantias de segurança para a população, que é diretamente atingida pela mineração, como mais fiscalização e proteção ao meio ambiente, além da revisão nas tarifas de água e energia elétrica”, assegura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vinícius

30 de março, 2022 | 08:23

“Finalmente uma candidatura comprometida com a classe trabalhadora!!!!!!!”

Mario Mariano Ruiz Cardoso

29 de março, 2022 | 23:03

“Que legal! Um candidatura de uma mulher trabalhadora contra Zema e Kalil!”

Ga Bi

29 de março, 2022 | 19:04

“Fora Zema , fora Kalliu !!
Já vi diversas vezes Renata Regina na luta, quem não a conhece é porque não está nas ruas e na luta em defesa do povo trabalhador.
Mas vocês podem conhecer sim, o.projeto do poder popular!! Ainda há esperanças galera.”

Warlen Nunes dos Santos

29 de março, 2022 | 18:26

“A pré-candidatura de Renata Regina ao governo do estado MG, representa um avanço para a classe trabalhadora. É uma alternativa aos governos neoliberais de Zema e Kalil.”

Henrique

29 de março, 2022 | 17:57

“? impossível atender os interesses dos trabalhadores e dos milionários ao mesmo tempo! Bom saber que existe uma candidata que está do nosso lado. Pena que não terá milhões para campanha como Kalil e Zema!”

Pedrinho

29 de março, 2022 | 15:59

“Parabéns, candidata! Precisamos derrotar o neoliberalismo em Minas e no Brasil e avançar na construção do Poder Popular e o Socialismo.”

Luciano

29 de março, 2022 | 15:58

“A classe trabalhadora e a juventude mineira necessitam de uma alternativa popular como Renata Regina!”

Dudu

29 de março, 2022 | 15:55

“Renata Regina atua pela humanização do parto e nascimento, tem longa trajetória nas lutas da juventude, do movimento feminista e dos movimentos populares. É, sem dúvida, a melhor alternativa para Minas!”

Gabriela Ferreira Marreco

29 de março, 2022 | 15:43

“Que mulher inspiradora !! sempre nas lutas em defesa dos direitos da mulheres e de toda a classe trabalhadora.”

Pablo

29 de março, 2022 | 14:12

“? feminista, é lutadora! Renata governadora!”

Helena

29 de março, 2022 | 14:12

“Muito rico ver uma pré-candidatura como essa surgindo. O povo trabalhador está cansado de figuras como Zema e Kalil, que só governam pra patrão, agridem professor e privatizam até a mãe. Só a luta muda a vida!”

Jarbas

29 de março, 2022 | 14:11

“A única opção de candidatura realmente comprometida com a classe trabalhadora mineira.”

Viewer

28 de março, 2022 | 14:10

“Vários comentários contrários as ideologias esquerdistas, mas ai vem o poeta esquerdista apoiador de ditaduras arrotar sobre democracia e acusar os outros daquilo que ele mesmo não sabe mas defenderia derramando sangue se tivesse a oportunidade.”

Antonio M.

28 de março, 2022 | 12:30

“Lendo e relendo os comentários aqui, e confesso que entendo porque nossa política é tão ruim. Entendo porque elegem candidatos sem nenhuma competência a cargos públicos. Exemplo maior, está no atual presidente do país. Os comentários, são tão comuns, que parecem bordões. "Não as ideologias esquerditas". "Eu não voto em esquerdopatas..." Não representa ninguém,,," "Certos tipos, a custa do fundão...". O comunismo, deveria ser extinto no Brasil". Por isso, sempre temos incompetentes nos cargos. O povo é analfabeto politicamente. Se acostumou a repetir frases lidas e ouvidas. Não é a toa que são chamados de gado!”

Antonio Carlos da Silva

28 de março, 2022 | 11:27

“Fico estarrecido com os comentários acima, contrários à liberdade de escolha. Muito dos que falam da esquerda, sequer sabem do que se trata, havendo que prevalecer a máxima "porque não te calas".”

Thiago

28 de março, 2022 | 08:43

“O comunismo deveria ser extinto no Brasil”

Jeconias Lourenço Dias

28 de março, 2022 | 06:31

“Quem é essa mulher? Nunca nem vi falar! Esse ano a esquerdalha será varrida de nossa nação.”

Fabi.nm

26 de março, 2022 | 23:35

“Não representa ninguém...que decadência de opções e aí aparece certos tipos as custa do Fundão...dinheiro fácil”

Nielson Fernandes Filho

26 de março, 2022 | 23:07

“Quem é essa , nunca ouvir falar dessa mulher”

Frederico

26 de março, 2022 | 15:12

“Eu não voto e nenhum esquerdopata, para mim Zema será reeleito em primeiro turno,e tambem vou repetir meu voto no capitão.”

Jorge

26 de março, 2022 | 13:23

“Nunca veio em Ipatinga,exceto no ano eleitoral.”

Viewer

26 de março, 2022 | 12:18

“Não as ideologias esquerdistas !”

Envie seu Comentário