Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de março, de 2022 | 15:20

PF apreende mais de R$ 5 milhões e prende envolvido no ''cai-cai'' para os Estados Unidos

Divulgação Polícia Federal
Os policiais federais cumpriram ordens judiciais em Sardoá e em GuanhãesOs policiais federais cumpriram ordens judiciais em Sardoá e em Guanhães
A Polícia Federal deflagrou a Operação Policial “Fake Family”, com o objetivo de combater os crimes de promoção de migração ilegal nas cidades mineiras de Sardoá e Guanhães. Uma pessoa foi presa durante o cumprimento de ordens judiciais, nesta terça-feira (22). Os investigados falsificavam documentos para entrar nos Estados Unidos, no esquema conhecido como “cai-cai”.

A investigação teve origem em informações compartilhadas pela Polícia de Imigração dos Estados Unidos à Polícia Federal do Brasil e foi desenvolvida pela PF por meio da Força-Tarefa Especializada no Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes.

Os criminosos teriam criado núcleos familiares inexistentes, utilizando-se para isso documentos púbicos falsificados. A investigação mostra que os envolvidos alteravam dados como datas de nascimento, filiações e outras informações com o fim de tentar facilitar o ingresso em solo estadunidense. A criação de falsas famílias (por isso o nome da Operação Fake Family) utilizava o golpe do “cai-cai” para tentar ludibriar as autoridades de migração do país de destino, fazendo crer que se tratava de famílias brasileiras verdadeiras que tentavam migrar acompanhadas de seus filhos menores de idade.

O nome “cai-cai” é o ato de atravessar a fronteira e entregar-se às autoridades. Na companhia de filhos ainda crianças, as famílias não são presas e permanecem em solo estadunidense trabalhando enquanto tramita o processo na Justiça.

A quadrilha também utilizava falsificações para viabilizar a viagem de menores de idade desacompanhados ou sem a autorização de ambos os genitores. Alguns pais e mães somente descobriam que seus filhos tinham deixado o país quando já haviam migrado ilegalmente, sem meios de revê-los ou visitá-los.

Apurou-se ainda que diversos viajantes foram vítimas dos contrabandistas, entregando-se à exploração da migração ilegal para os Estados Unidos e à falsificação de documentos.

A PF representou por quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares e cumpridos nas cidades Sardoá (três de busca e um de prisão) e Guanhães (um de busca). Houve também a determinação de bloqueio de mais de R$ 5 milhões e de apreensão e arresto de diversos veículos, imóveis, valores em espécie.





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Silva

25 de março, 2022 | 21:57

“Na busca do tolo pelo ouro, ganha dinheiro quem vende pa e picareta.
Tem muitas pessoas se ferrando na vida achando que EUA é fácil igual muitos idiotas dizem.”

Wagner Martins da Rocha

23 de março, 2022 | 15:46

“Votaram no atual e agora querem deixar o país de forma ilegal, isto é o Brasileiro!”

Joao Batista

23 de março, 2022 | 08:50

“Eles não dão condições de vida para o povo brasileiro e acham ruim das pessoas estarem contrabandeando para outros países . Tem que ir embora mesmo , quem tem condições de ir vão sem olhar para traz. O Brasil não vale a pena . Eles querem pagar o povo é salario minimo e acham que está de bom tamanho .”

Roberto Alves da Silveira

22 de março, 2022 | 21:28

“Não sei porque esta perseguição, pra quem ta levando ,brasileiros pra fora,o pais ta uma merda,por mais que o governo, faça, vai continuar ruim.realmente nao da pra entender, olha os benefícios do dinheiro que vem de fora, fico imaginando se todos resolvessem voltar o que a policia federal iria fazer pra cuidar de todos, deixa o povo ir,deixa o povo ganhar o seu dinheiro, e se tem gente que ta ganhando por fora ,e dai,o mundo sempre foi assim, o lula mesmo sempre roubou , falsificou documentos,nunca deu emprego pro povo e ta solto,aff”

Talia

22 de março, 2022 | 20:43

“Uma agulha no palheiro!
Se é que me entende!”

Envie seu Comentário