
05 de março, de 2022 | 10:00
Geógrafo vê perspectivas de crescimento no Vale do Aço em 2022
Alex Ferreira/Arquivo DA
Com o enfraquecimento da pandemia, o faturamento das empresas volta a aumentar, aponta William Passos

Com o crescimento puxado pelos serviços (4,7%) e pela indústria (4,5%), que representam 90% do Produto Interno Bruto do país, o PIB, que corresponde à soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil, cresceu 4,6% em 2021, segundo divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Sistema de Contas Nacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totalizando R$ 8,7 trilhões ao fim do ano passado. Para o geógrafo William Passos, tal crescimento do PIB nacional abre perspectivas de aumento da atividade econômica também no Vale do Aço, em 2022.
Esse avanço fez recuperar as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia. Já o PIB per capita alcançou R$ 40.688 no ano passado, avançando 3,9% em relação ao ano anterior (-4,6%).
Para o geógrafo, colaborador do Diário do Aço e integrante do Observatório das Metropolizações Vale do Aço, instalado no Campus Avançado do IFMG Ipatinga, além de integrante da Rede Observatórios do Trabalho do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, o crescimento de 4,6% do PIB nacional em 2021 abre perspectivas de aumento da atividade econômica também no Vale do Aço esse ano.
Retomada
William destaca que, com o enfraquecimento da pandemia, somado ao avanço da vacinação, e a progressiva retomada da atividade econômica e normalização da vida social, o faturamento das empresas volta a aumentar, a abertura, formalização e ampliação de negócios volta a ser efetivada, os empregos formais voltam a ser gerados e as pessoas voltam a consumir mais, realimentando esse ciclo virtuoso de crescimento, apesar do aumento da inflação, que encarece os preços e força os consumidores a cortarem despesas.
Com isso, a economia do Vale do Aço, que gerou 11.038 novas vagas com carteira assinada em 2021, segundo o Novo Caged, sendo 10.250 na Região Metropolitana Expandida e 788 no Colar Metropolitano Contraído, deve crescer mais em 2022. Os empreendedores mais inteligentes, que aproveitarem as oportunidades que serão criadas, poderão surfar na onda desse crescimento, prosperando individualmente e contribuindo para o desenvolvimento da região, ao abrirem novos negócios e gerarem mais empregos. É importante lembrar que o mercado consumidor do Vale do Aço é o terceiro maior do interior de Minas Gerais, atrás apenas do mercado consumidor de Uberlândia e de Juiz de Fora, e à frente dos mercados consumidores de Montes Claros, Uberaba e Extrema, considerando a ordem do PIB dos municípios de Minas Gerais”, aponta.
PIB sob a ótica da demanda
Ao contrário de 2020, todos os componentes da demanda cresceram em 2021. O consumo das famílias avançou 3,6% e o do governo subiu 2%. Favorecidos pela Construção Civil e pela produção interna de bens de capital, os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) avançaram 17,2%, enquanto a taxa de investimento alcançou 19,2%.
Já a balança de bens e serviços registrou alta de 12,4% nas importações, impulsionada pelas compras do exterior de produtos químicos, de máquinas e aparelhos elétricos, pelas aquisições da indústria automotiva e pela obtenção de produtos de metal. No caso das exportações, as vendas ao exterior cresceram 5,8%, com destaque para a extração de petróleo e gás natural, metalurgia, veículos automotores e produtos de metal. No caso dos serviços, as viagens ao exterior também subiram mais, adicionando saldo à atividade econômica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Amadeu
06 de março, 2022 | 19:58Boa noite..
O que cresce é o cabide de emprego na PM, tem pessoas ganhando pra não fazer nada....vamos olhar pessoal , as eleições está chegando.
ok”
Flávio
06 de março, 2022 | 10:39?tima notícia para o Vale do Aço!!!”
Gildázio Garcia Vítor
05 de março, 2022 | 15:59Os artigos e as análises desse garoto, um futuro Doutor, são muito bons. Parabéns ao ainda Mestre e ao Portal Diário do Aço pelos artigos e matérias aqui publicados. Que esta parceria entre vocês tenha uma longa vida.”
Povão
05 de março, 2022 | 15:50A única coisa que eu estou vendo crescer é a quantidade de buracos nas ruas de Ipatinga”