04 de março, de 2022 | 14:22

Ipatinga ganha Escola do Futuro

O espaço é mais um polo de educação integral, criado pela administração municipal, para receber as crianças no contraturno escolar para aulas de robótica e mecatrônica

Divulgação
Prefeito Gustavo Nunes e outras autoridades participaram da solenidade de inauguração da Escola do FuturoPrefeito Gustavo Nunes e outras autoridades participaram da solenidade de inauguração da Escola do Futuro

A administração de Ipatinga inaugurou, na manhã desta sexta-feira (4), a Escola do Futuro. Localizada no bairro Jardim Panorama, na antiga Escola Técnica do Vale do Aço, o espaço será usado como mais um polo de educação integral para os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A unidade atenderá inicialmente um total de 1.040 alunos numa estrutura de mais de 20 salas de aula, laboratórios, pátio e quadra esportiva. Os estudantes participam das aulas do ensino regular nas instituições de ensino onde estão matriculados e, no contraturno, são levados até os polos para fazer as atividades complementares.

Atividades
Na Escola do Futuro, o Executivo está ofertando aos alunos a possibilidade de ter aulas de robótica e mecatrônica. Para isso, cada estudante receberá um kit com as peças eletrônicas e participarão de aulas para montar o próprio robô. Além da tecnologia, os alunos terão aulas usando os recursos do projeto Escola Mágica, idealizado pelos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Durães e criado pelo Instituto de Cultura Brasileira (ICB). O objetivo por meio desta atividade é facilitar o ensino de português e matemática de uma forma lúdica, utilizando o ilusionismo.

Educação integral
A secretária de educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, destacou que além da Escola do Futuro, o município conta com mais polos. A Unidade Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral (UCEPAI), localizado no bairro Forquilha, que oferece aulas de música, dança e empreendedorismo; O Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza, onde são realizadas as atividades esportivas e o Centro de Atendimento Multidisciplinar Herbert de Souza (CENAM), no bairro Novo Cruzeiro.

“O ensino integral veio para ampliar as habilidades dos alunos. Não só no cognitivo, mas na habilidade musical, na robótica, na habilidade cognitiva, afetiva, social. O integral é o desenvolvimento do sujeito na sua amplitude geral. Então essa é a proposta do integral, desenvolver o sujeito e o indivíduo capaz de colocar para fora todas as suas habilidades, para que nós tenhamos um mundo melhor, com pessoas diversas, com diferentes habilidades”, reforçou a secretária.

Divulgação
Localizada no Jardim Panorama, a unidade atenderá inicialmente um total de 1.040 alunos numa estrutura de mais de 20 salas de aula, laboratórios, pátio e quadra esportivaLocalizada no Jardim Panorama, a unidade atenderá inicialmente um total de 1.040 alunos numa estrutura de mais de 20 salas de aula, laboratórios, pátio e quadra esportiva
Meta
A criação da Escola do Futuro é mais um passo da administração de Ipatinga para que todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino possam ter a oportunidade de acesso à educação integral. Segundo o prefeito Gustavo Nunes (PSL), esta é uma determinação do governo federal e uma meta da prefeitura.

“Existe uma determinação do governo Federal, através do Ministério da Educação, de que todos os municípios do Brasil, até o ano 2025, devem ter 100% dos alunos da rede municipal em escola em tempo integral. Como o nosso mandato conclui no ano de 2024, nós estamos já com todo um planejamento e novos projetos para que a gente possa concluir e entregar essa meta de 100% da rede municipal em Ipatinga em tempo integral até o ano de 2024”, garantiu o prefeito.

Local com história
A Escola do Futuro foi instalada na antiga Escola Técnica do Vale do Aço, que estava abandonada. Com a criação do polo, o local passou a ter novamente uma função importante para cidade.

Um dos idealizadores do projeto, Roberto Soares, secretário de governo de Ipatinga, falou sobre a importância da Escola do Futuro. “Essa escola, salvo engano, deve ter cerca de 50 anos de história. Foi desativada a algum tempo atrás e estava sendo palco de usuários de droga, foi depredada. Infelizmente, era um espaço que estava muito degradado. E aqui foi um celeiro, uma incubadora de profissionais do Brasil todo, durante mais de 30 anos. Era muito triste ver essa escola paralisada. E hoje, nós estamos resgatando 50 anos de história. E afirmo, sem sombra de dúvida, que estamos preparando os próximos 50 a partir de hoje”.

Divulgação
O espaço é mais um polo de educação integral, criado pela administração municipal, para receber as crianças no contraturno escolar para aulas de robótica e mecatrônicaO espaço é mais um polo de educação integral, criado pela administração municipal, para receber as crianças no contraturno escolar para aulas de robótica e mecatrônica
Resultado em sala de aula
Sthefanne Sara de Oliveira, de 11 anos, é estudante da Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco, localizada no bairro Caravelas. Ela já teve aulas de robótica e conta como a experiência tem sido positiva. “Tá muito bom porque as crianças já podem desenvolver os próprios robôs pra elas. Estou muito feliz e grata de estar aqui. A gente desenvolve novas coisas. Eu tô muito feliz com isso”, disse empolgada a menina.

Delmira Rodrigues, que é professora da Sthefanne, tem notado o desenvolvimento dos alunos. “A gente percebe que eles têm um olhar mais criativo. É muito bacana ver que eles estão empolgados e querem estar aqui participando. E eles tem desenvolvido muito rápido. A gente ensina hoje e amanhã eles já chegam e a gente nem precisa falar de novo. Eles estão empolgados e, ao mesmo tempo, estão desenvolvendo as habilidades muito rápido. A gente vem percebendo esse crescimento deles”, contou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vítor

04 de março, 2022 | 17:21

“Parabéns à administração municipal por mais esta novidade, que é um presente para os nossos estudantes. Espero que o senhor Prefeito consiga cumprir o seu objetivo de termos 100% dos nossos alunos no integral até 2024.”

Envie seu Comentário