EXPO USIPA 2025 - 728X90

04 de março, de 2022 | 09:00

Atleta de São Domingos do Prata que joga na Polônia relata incertezas em meio à guerra

Divulgação
Digão tem um colega ucraniano que foi para seu país natal se tratar de lesão e ainda não voltou para a PolôniaDigão tem um colega ucraniano que foi para seu país natal se tratar de lesão e ainda não voltou para a Polônia

Desde que começou a invasão russa à Ucrânia, várias pessoas residentes em áreas próximas ao conflito sofrem as consequências, mesmo que amenas. Quem está perto dessa zona de guerra é o atacante Digão, de 19 anos, natural de São Domingo do Prata, que defende o TOR Dobrzen Wielki, da cidade Opole, na Polônia, país para onde os ucranianos estão indo se refugiar dos ataques do governo de Vladimir Putin.

Digão passou pelo futebol rondoniense, defendeu o Flamengo de Guarulhos-SP e hoje joga no time polonês, que subiu de divisão no ano passado e agora disputa a 4ª Liga.

O jovem atacante vive a 325km de Varsóvia, capital da Polônia. “Onde moro ainda não chegaram os efeitos da guerra”, contou Digão, que marcou três gols e deu quatro assistências nesta temporada. “Estamos no 16º lugar no campeonato e neste sábado (5) voltamos para o segundo turno. Até então a data está mantida para voltarmos a jogar. No clube nos pediram para ter calma e esperança que isso passe logo. Mas se a situação se agravar, poderemos retornar aos nossos países”, relatou o atacante, informando que ainda não se sabe se há riscos de ataques russos na Polônia.

Entre os colegas de time de Digão estão um ucraniano e um português, que mora com ele. “O goleiro Sergi, ucraniano, se contundiu e foi para o seu país se tratar e ainda não voltou”, contou o jovem atleta, lembrando que o clube não passa informações aos atletas, provavelmente como medida de segurança.

A cidade em que Digão mora fica a mil quilômetros de Kiev, capital ucraniana que está sendo atacada pela Rússia. A riqueza de Opole vem, principalmente, de uma empresa que gera energia atômica, que fica em Dobrzen Wielki.

Carreira

Digão é formado numa escolinha de São Domingos do Prata, a mesma que revelou o atacante Rodrigo Muniz, vendido no meio do ano passado pelo Flamengo ao Fulham, da Inglaterra, por 8 milhões de euros.

O futebol está no sangue de Digão, já que seu pai, Lobão, é um antigo zagueiro e volante que atuou muitos anos no futebol de São Domingos do Prata e região. Atuando em Timóteo, Lobão foi campeão acesitano de 2004 no título inédito do Esplendor, do distrito dionisiano de Conceição de Minas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jeorge Dias Araújo

04 de março, 2022 | 20:48

“Sou fanático por futebol torso pelo cabuloso adoro esporte”

Envie seu Comentário