26 de fevereiro, de 2022 | 10:00

‘Meu Pé de Laranja Lima’ é um clássico que encanta

Divulgação
O escritor José Mauro de Vasconcelos completaria 102 anos neste sábado (26): obra alcança novo catálogoO escritor José Mauro de Vasconcelos completaria 102 anos neste sábado (26): obra alcança novo catálogo

Autor de um dos maiores clássicos da história da literatura brasileira, “Meu Pé de Laranja Lima”, o escritor José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) completaria 102 anos no dia 26 de fevereiro. Lançada em 1968, a história do pequeno Zezé, que aprendeu a usar sua imaginação e habilidade de contar histórias para sobreviver em um ambiente violento, já ganhou o mundo.

Em quase 54 anos de seu lançamento, a obra, exclusiva da Melhoramentos, vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Brasil, onde teve 150 edições nos mais variados formatos. Fora do país, também, possui uma carreira formidável: a história foi traduzida em 15 idiomas (entre eles turco, coreano, catalão e mandarim) e publicada em 23 países. No Japão e na Coreia ganhou uma versão em forma de mangá (história em quadrinhos).

Reprodução
Detalhe da capa de recente edição do livro ''Meu Pé de Laranja Lima''Detalhe da capa de recente edição do livro ''Meu Pé de Laranja Lima''

A primeira vez que a obra ganhou adaptação para o cinema foi em 1970, em longa-metragem com direção de Aurélio Teixeira. Também foi parar na televisão em três novelas: uma na Rede Tupi (1970) e duas na Rede Bandeirantes (1980 e 1988). Recentemente, o filme homônimo acabou de entrar para o catálogo da Netflix. Com atuações de José de Abreu e Caco Ciocler, entre outros atores, são muitos os motivos para relembrar esse best seller que encanta, emociona e traz um pouquinho de cada um de nós.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário